Esporte

Roraimense completa prova de kart no DF na 16ª colocação

3ª Etapa da Copa VB Fiamoncini reuniu 32 pilotos neste sábado

Foi realizada no Ferrari Kart, em Brasília/DF, na manhã deste sábado (11/04) mais uma etapa da Copa VB Fiamoncini. O piloto roraimense Rafael Lucena completou a corrida na décima sexta posição. A prova foi vencida pelo piloto Alberto Villas Boas.

A 3ª etapa da Copa VB Fiamoncini Pro 400 de Kart reuniu 32 pilotos. Os trabalhos foram iniciados logo cedo, com o abastecimento e pesagem dos karts. As 9h40 foi realizada a tomada de tempos. Rafael Lucena conseguiu classificar seu kart na 12ª colocação.

“Fiz um bom treino, só havia andando no traçado desta etapa cerca de 40 minutos apenas, isso na manhã de sexta-feira. O kart tava com acerto muito bom e peguei a pista limpa e fiz um bom tempo”, disse o piloto roraimense.

A corrida foi iniciada as 10 da manhã. Na largada, Rafael superou quatro pilotos e se manteve entre os 10 primeiros colocados nas primeiras voltas. Com cerca de 15 minutos de prova, os pilotos mais rápidos que optaram largar dos boxes (não participaram da classificação para poupar mais combustível), alcançaram o pelotão da frente e o piloto roraimense acabou superado.

 

Até a metade da prova, Rafael se manteve regular, virando bons tempos. Mas um problema recorrente das últimas etapas voltou a prejudicar o piloto: o consumo de combustível.

“Infelizmente meu motor estava consumindo mais combustível que o normal e a exemplo da etapa passada, tive que tirar o pé e andar mais lento. Pelo menos não tive que entrar nos boxes dessa vez para fazer um abastecimento, consegui terminar no sopro. Realmente é um problema com o meu motor, provavelmente com o carburador, e ainda vamos analisar isso e fazer uma revisão se necessário, porque dessa vez nenhum piloto sofreu com pane seca (falta de combustível) e conseguiram completar a prova competitivos”, explicou Lucena.

Mesmo poupando combustível na parte final da prova, Rafael conseguiu completar os 55 minutos mais duas voltas previstas para a corrida, na décima sexta colocação.

“Claro que me senti frustrado por ter que poupar combustível nos 15 minutos finais. Mas a gente tem que reconhecer também que houve uma evolução satisfatória nesta etapa. Fiz um excelente treino, me mantive no pelotão da frente na primeira parte da corrida. E a realidade é que estou no meio de pilotos experientes, os melhores da região, que tem apoio e karts competitivos, e mesmo andando com um chassi não tão novo, consegui fazer bons tempos e brigar por posições”, disse o roraimense.

A próxima etapa da Copa VB Fiamoncini será realizada em maio. O próximo desafio de Rafael Lucena será no dia 25 de abril. O piloto disputará a 2ª etapa da Copa Brasília de Kart Endurance.