Cotidiano

Roraima volta a exportar frutas livres da Mosca da Carambola

Até então, produtores estavam impedidos de exportar os frutos hospedeiros da Mosca da Carambola e agora podem mandar a produção para fora do Estado

Uma notícia boa para a agricultura de Roraima. Depois de oito anos, Roraima voltou a exportar produtos livres da praga ‘Mosca da Carambola’. Saiu na tarde de ontem, 4, um carregamento de quatro toneladas de mangas tipo Palmer, produzidas em um sítio na região de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista, com destino à cidade de Manaus.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Gelb Platão, explicou que para voltar até esta fase de exportação os grandes e pequenos produtores precisaram obedecer a normas estabelecidas tanto na lei estadual como instruções normativas editadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Existe todo um monitoramento e capacitação dos responsáveis técnicos das unidades produtivas, e a Aderr trabalha junto com o produtor, capacitando e orientando até a emissão do CFO [Certificado Fitossanitário de Origem]”, detalhou.

Para ele, este é um passo importante que Roraima está dando em relação ao desenvolvimento, pois as exportações geram renda e ampliam o mercado.  “Essa é a primeira exportação que estamos fazendo após oito anos. Isso significa que todos os produtores que estavam impedidos de exportar os frutos hospedeiros da Mosca da Carambola agora podem mandar a produção para fora do Estado”, comentou.

Nesta primeira propriedade onde foram cultivadas as mangas Palmer, o responsável técnico foi engenheiro agrônomo Carlos Zanata. Ele detalhou que o primeiro passo para que a propriedade seja liberada para cultivo e exportação é realizar o monitoramento por meio de armadilhas que possam detectar ou não a existência da Mosca da Carambola. “O produtor nos procura e a partir daí iniciamos um trabalho de manutenção na propriedade, fechamos um cronograma para instalar as armadilhas dentro da área de plantio e a cada 15 dias fazemos o monitoramento para saber se a área realmente está livre da praga”, explicou.   

PROCEDIMENTOS – Os produtores que tiverem interesse em exportar os frutos livres da Mosca da Carambola, como manga, caju, acerola, pimenta e goiaba, precisam procurar a Agência de Defesa Agropecuária, localizada na Rua Coronel Mota, Centro de Boa Vista, e manifestar interesse em exportar, seja ele pequeno ou grande produtor.

A PRAGA NO ESTADO – Roraima estava proibido de exportar vários tipos de frutos desde 2010. Para acabar com a praga, a Aderr instalou barreiras fitossanitárias em locais estratégicos para que não viessem frutos das áreas de ocorrência para as áreas livres da Mosca. A partir disso, o Estado passou a fazer monitoramento oficial em conjunto com o Mapa.

O último caso da Mosca foi registrado em Amajari, em dezembro de 2017. Em Normandia, Uiramutã e Pacaraima há ocorrências ocasionais, por isso, os três municípios e parte de Bonfim continuam sob monitoramento.