Cotidiano

Roraima vai receber apoio de militares do Mato Grosso do Sul

Pouco mais de 107 pessoas devem chegar nesta sexta-feira, 25

O estado de Roraima receberá o apoio de militares do Mato Grosso do Sul. A ação é um reforço para a Operação Acolhida, grupo que está em atividade desde março do ano passado e que atua na assistência aos imigrantes venezuelanos em situação de refúgio. A informação é do site MS Notícias.

De acordo com a publicação, 107 militares pertencentes ao Comando Militar do Oeste (CMO) devem chegar ao Estado nesta sexta-feira, 25. Esse número deve aumentar para 240 pessoas até o fim de fevereiro.

Vale destacar que o Governo Federal já sinalizou que vai prorrogar a Operação Acolhida por mais um ano. A equipe interministerial criada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) está apenas verificando o orçamento que será destinado para cobrir as despesas gerais das ações de apoio ao imigrante.

SOBRE A OPERAÇÃO – Concebida por meio da Medida Provisória (MP) nº 820, assinada pelo então presidente Michel Temer (MDB), a Operação Acolhida emprega ações que visam minimizar os efeitos da crise migratória em Roraima. Os órgãos que compõem a operação, com apoio de Organizações Não Governamentais (Ongs), trabalham no acompanhamento do venezuelano que busca ajuda no Brasil.

Nela, são desenvolvidas ações de triagem, imunização, abrigamento e interiorização – sendo este última apenas para quem deseja viver em outro estado – criando condições para que o imigrante possa ter a segurança necessária para conseguir um emprego e manter a sua família em domicílio próprio.