Cultura

Roraima terá seu primeiro voo de balão

Iniciativa é do grupo Roraima Ballooning Brazil

Pela primeira vez, um balão de ar quente roraimense irá sobrevoar os céus de Roraima. A iniciativa é do grupo Roraima Ballooning Brazil formada pelo piloto Ricardo Loureiro e a equipe Wilson Lessa, Luciano Alvarenga (Lula), Geraldo Barbosa e Valmique Grandez.

O primeiro voo está programado para o mês de outubro, e um teste já foi feito essa semana na base de paraquedismo ‘Barra do vento’ na br-174, onde o balão foi inflado e flutuou por um metro e meio.

De acordo com Ricardo Loureiro, o sonho é antigo. Desde 2007, ele e Wilson Lessa pensavam na possibilidade de voar com um balão no estado.

“No começo de 2016 resolvemos correr atrás desse sonho, que nasceu na Serra do Tepequém em 2007. Pesquisamos o que era preciso para que ele virasse realidade. E assim conhecemos a família Kalousdian em São Paulo, que é pioneira no Balonismo no Brasil e são conhecidos por voar com balões há mais de trinta anos. Essa amizade permitiu a construção do balão e o treinamento” disse.

Segundo Ricardo, o balão foi todo produzido no Brasil com sobras de tecidos (retalhos) para diminuir o impacto ambiental, fora algumas peças que precisaram ser importadas. Para voar, ele passou por um treinamento oficial da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

“Agora precisamos fazer algumas adaptações, conhecer o melhor os locais de voo no estado, conhecer melhor a geografia dos ventos. Em breve ofereceremos as pessoas uma aula de instrução. Uma oportunidade de voar. O legal do nosso balão é que ele foi feito todo de sobras de material que a fábrica de São Paulo tinha, não escolhemos as cores dele, só onde os panos iriam ficar, o cesto também já era usado e foi reformado. Todo equipamento foi vistoriado pela Anac e ficou bem bonito” disse.

De acordo com o Piloto, será montado um site com todas as informações do voo além de imagens ilustrativas. O primeiro teste foi fotografado por Lanne Prata.

“Nós vamos disponibilizar as informações sobre o nosso grupo, de como é feito e quais são os riscos. Também a possibilidade de marcar voos, eventos e então divulgar para o público” relatou.

Balonismo – O nascimento do balonismo ocorreu no ano de 1783, quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, realizaram o primeiro teste com um balão. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época. No Brasil, o primeiro vôo de balão aconteceu no ano de 1885.

Em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil. Atualmente existem campeonatos do esporte do por todo o mundo. Algumas das provas de balonismo são: Fly In, Fly On, Caça à Raposa, Key Grab.