Geral

Roraima terá Centro de Diagnóstico Precoce de Câncer

Os recursos a serem utilizados serão de uma emenda de bancada no valor de R$30 milhões

Em entrevista ao Jornal da 100.3 desta sexta-feira, 14, o médico e deputado federal Hiran Gonçalves (PP) informou que Roraima vai contar com um Centro de Diagnóstico Precoce de Câncer pelo Hospital do Amor de Campinas, que deve começar a ser construído a partir do ano que vem. Os recursos a serem utilizados serão de uma emenda de bancada no valor de R$30 milhões, garantida em parceria com a senadora  ngela Portela (PDT).

Segundo o deputado, Roraima não possui o ciclo completo de tratamento de câncer aos pacientes. Mas isso deve mudar com a construção do Centro de Diagnóstico e a inauguração de uma unidade de radioterapia, prevista para julho de 2019. A unidade está sendo construída nas proximidades do Hospital Geral de Roraima (HGR), no bairro Mecejana.

Com as duas obras finalizadas, Roraima fecha o círculo de tratamento necessário, oferecendo cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “Uma coisa fundamental é o diagnóstico precoce, que não tínhamos. Às vezes, os pacientes precisam esperar quase um ano para fazer o exame e receber o resultado, mas o câncer não espera. Vamos dar início a essa construção no ano que vem e, assim, dar acesso rápido e condições de diagnóstico de forma rápida a quem precisa”, explicou.

Além disso, durante esta semana, o deputado Hiran, que também foi indicado pelo futuro ministro da Saúde, Henrique Mandetta, para ser o presidente da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed) e também do Instituto Brasil de Medicina (IBDM), participou de uma reunião que debateu assuntos de interesse do movimento médico que serão levados ao Congresso Nacional a partir do ano que vem. 

A bancada do Partido Progressista chegou a participar de uma reunião com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, para tratar das pautas e projetos de interesse do futuro governo no Congresso Nacional. “Informei ao presidente eleito que fui indicado pelo futuro ministro da Saúde para a presidência da Frente Parlamentar da Medicina e que o movimento médico está compromissado com as pautas colocadas pelo novo presidente, principalmente, a de criação da Carreira de Estado da Medicina”, pontuou.

O deputado pediu ainda ao presidente eleito que tratasse com carinho a questão de Roraima não estar interligado ao Sistema Nacional de Energia e a liberação da BR-174, que fecha de seis horas da manhã às seis horas da tarde. 

A entrevista na íntegra você confere abaixo.