Roraima tem seção com 78 eleitores

Local de voto fica na Escola Municipal Venâncio José de Souza, no município de Rorainópolis, na 8ª zona eleitoral

Embora o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) tenha realizado a junção de algumas seções eleitorais com números reduzidos de eleitores em 2014, o Estado continua com algumas localidades com baixo índice de votantes. Em Rorainópolis, na 8ª zona eleitoral, por exemplo, existe uma seção com apenas 78 eleitores.

O local de votação fica na Escola Municipal Venâncio José de Souza, no município, e só perde como menor seção para a Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, que conta com 26 eleitoras ao todo. No entanto, deve-se considerar que as detentas não têm opção de saída para voto. Já a Escola Estadual América Sarmento Ribeiro, no bairro Pintolândia em Boa Vista, é a seção com o maior número de votantes, com 4.346 eleitores.

Além disso, o Estado continua com nove seções com menos de 150 votantes, sendo a maioria em área da zona rural de Boa Vista ou em regiões de difícil acesso, como em Santa Maria do Boiaçu, com 108 votantes. Vale ressaltar a dificuldade em se unir às demais seções por conta das características da região amazônica, com uma extensa densidade demográfica, ou seja, muito espaço de terra para pouca gente.

1ª Zona reúne maior número de eleitores

De acordo com informações do TRE-RR do fim de agosto deste ano, a 1ª Zona Eleitoral, em Boa Vista, é a maior do Estado com 411 seções e 125.825 eleitores. Em seguida, aparece a 5ª Zona Eleitoral, que engloba a Capital, além dos municípios de Bonfim, Cantá e Normandia. São 108 locais de votação, 377 seções e 118.759 eleitores.

O número de votantes cai drasticamente para as demais localidades, já que no terceiro lugar aparece a 7ª Zona Eleitoral, com 18.700 eleitores divididos entre os municípios de Pacaraima, Amajari e Uiramutã. Em seguida, aparece a 8ª Zona, em Rorainópolis, com 17.533 eleitores no total.

No quinto lugar, está a 6ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Mucajaí e Iracema, com 16.252 eleitores aptos para votação. Logo atrás, a 4ª zona que engloba os municípios de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe com 14.874 eleitores no total. Por fim, a 2ª Zona, em Caracaraí, com 12.482 eleitores e a 3ª Zona, em Alto Alegre, com 9.537 eleitores.

O município com o maior número de votantes é Boa Vista, por concentrar a maior parte da população do Estado. Na Capital são 142 locais de votação, 677 seções e 218.809 eleitores. O TRE-RR também disponibilizou o total de eleitores somente do interior. Em todos os municípios são 178 locais de votação, 495 seções e 115.160 eleitores.

Roraima tem quase 334 mil eleitores

O total geral do Estado é de 320 locais de votação, 1.172 seções e 333.969 eleitores. O número de eleitores subiu 11% em comparação com o ano passado, quando 299.558 mil eleitores votavam em Roraima.

Nas últimas eleições, em 2014, o Tribunal Regional Eleitoral modificou mais de 40 locais de votação nas oito zonas eleitorais, devido à agregação de algumas seções. Na época, a justificativa para a junção das zonas foi justamente devido ao número reduzido de eleitores e também como uma forma de diminuir os gastos no pleito, investidos em servidores, mesário, urna e demais equipamentos de votação. 

A Folha buscou junto ao TRE-RR dados referentes ao custo de manutenção de seções com tão poucos votantes, porém, não recebeu retorno até o fechamento da matéria. (P.C.)