Roraima tem 4.684 mesários aptos para atuar nas eleições

Treinamento ocorreu com orientações sobre o funcionamento da urna eletrônica e até encenações de possíveis ocorrências que podem acontecer na hora do voto

Uma das figuras que garante a lisura do processo eleitoral são os mesários, voluntários responsáveis pela coordenação dos eleitores no dia da votação. Em Roraima, são 4.684 mesários devidamente capacitados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), sendo que 2.704 atuarão em Boa Vista e 1.980 no interior do Estado.

Entre os mais de 4 mil profissionais estão aqueles que atuarão como presidente de mesa, 1º e 2º mesário, além dos secretários, com cada um tendo um papel na seção. O secretário normalmente fica na porta do local de votação, coordenando o fluxo de entrada e saída e analisando a documentação. O primeiro e segundo mesário são os responsáveis pela identificação do eleitor no caderno de votação. 

Cabe ao presidente de mesa ser responsável por todo o processo, autorizar o eleitor e colher a digital para o reconhecimento biométrico. Ele também é responsável por cessar qualquer conflito, esclarecimento de dúvidas e até tem poder de polícia para evitar tumulto ou prática de crime eleitoral na seção.

De acordo com o presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-RR, Randerson Aguiar, a figura é essencial para garantir que o direito ao voto seja exercido em todas as localidades do Estado, independente da distância, difícil acesso ou número reduzido de eleitores.

Mas primeiro é preciso que o profissional atenda alguns critérios para ser convocado ou aceito como voluntário, como ter um grau de instrução elevada, saber ler, escrever e ter uma familiaridade com equipamentos eletrônicos em razão da urna.

O TRE-RR também facilita o processo com a criação de programas que abrem espaço para as pessoas como o do mesário voluntário universitário, em parceria com algumas instituições de ensino superior.

“O mesário que é voluntário das instituições parceiras ganha horas complementares. Eles ganham 30 horas por participar só do primeiro turno da eleição. Havendo segundo turno, aumenta para 40 horas. Mais ou menos 80% dos mesários são formados por voluntários”, explicou Aguiar.

TREINAMENTO – Passada a escolha dos profissionais, a Justiça Eleitoral realiza o treinamento inicialmente do presidente de mesa e do 1º mesário que são capacitados especificamente sobre o funcionamento da urna eletrônica. 

Em seguida, todos eles participam juntos de uma prática similar a uma peça de teatro falando das possíveis ocorrências que podem acontecer no dia da eleição. Em Roraima, o primeiro treinamento aconteceu do dia 20 de agosto até 15 de setembro. Já o segundo, de 18 até ontem, dia 20. 

Eleitor que chegar cedo não será convocado como mesário

O presidente da comissão explicou ainda que a população não deve ficar com medo de ir votar mais cedo e supostamente ser convocada para substituir um mesário que faltou o serviço, em caso de alguma eventualidade. A prática deixou de ser realizada há alguns anos.

Agora, a Justiça Eleitoral estipulou a função do ‘mesário reserva’, aquela pessoa que ficará de sobreaviso e será convocada em caso de necessidade de substituição. Desde 2012, cada zona eleitoral conta com um percentual de mesários reservas.

“Então, todo eleitor que quiser ir votar cedo, pode ir sem problemas, sem medo de ser pego como mesário. Por mais que ele chegue cedo, o eleitor não vai ser mesário. Isso a Justiça Eleitoral garante”, garantiu.

Randerson esclareceu ainda a necessidade de a população votar nas primeiras horas, por conta da previsão de demora, já que o pleito atual tem muitos candidatos em disputa. “São seis votos que tem que ser dados. Por conta disso, a gente reforça que ele pode votar cedo”. 

Mesários ganham folga remunerada e fortalecem democracia

Ao atuar como mesário, o cidadão recebe uma folga remunerada no serviço. Para cada dia de convocação, ou seja, quando participa de alguma ação da Justiça Eleitoral, ele ganha dois dias de folga ao trabalho sem prejuízo no salário.

Os mesários também recebem um recurso de custeio da alimentação, já que ficam no local de voto das 7h até as 17h, se não houver eleitores na fila. Para 2018, o valor é de R$ 35 para que o mesário se alimente adequadamente.

Além disso, há também a sensação de participação no ato democrático e cumprimento do dever como cidadão. Para Andrea Santiago, que será mesária pela primeira vez, é importante o envolvimento da população nesse momento em que o país não passa por um bom momento na política.

“Eu considero importante que o cidadão, além de se instrumentalizar para dar um voto consciente, também participe ativamente deste momento democrático. No treinamento eu também pude perceber a preocupação do TRE em garantir uma eleição tranquila, organizada e alguns dos desafios que poderei enfrentar como um eleitor embriagado, querendo fazer propaganda indevida do seu candidato, dentre outros”, explicou.

Atuando pela sua segunda vez como mesário, Gilliard Oliveira acredita que a ação é de extrema relevância, principalmente na ocasião do pleito atual.

“Saber que vou trabalhar em um pleito que vai decidir os rumos do nosso país, pensando na coletividade, nos direitos da população, é um sentimento muito importante. Embora meu voto valha só para um, eu me sinto participante. Tanto votando, quanto atuando como mesário, possibilitando que outras pessoas tenham o acesso direto à democracia”, avaliou. 

Já para Flávio Fonseca, que é mesário há 16 anos, o trabalho é a forma que ele tem de exercer sua cidadania e contribuir de forma direta no processo democrático brasileiro. “Nossa função é de fundamental importância, pois o nosso trabalho ajuda garantir o funcionamento dos pontos de votação durante a realização das eleições”, frisou.

TSE atualiza aplicativo que tira dúvidas de mesários

Nas últimas eleições, em 2016, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu o aplicativo “Mesário” para tirar dúvidas daqueles que iam trabalhar no período. Agora o órgão disponibilizou uma versão atualizada da ferramenta.

A nova versão do aplicativo Mesário reúne informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar como mesário nas eleições, além de instruções, manuais, vídeos de treinamento e orientações para os quase 2 milhões de colaboradores que participarão do processo eleitoral no país.

Após as eleições, o aplicativo também disponibilizará um formulário para que a Justiça Eleitoral receba um retorno dos mesários. O APP já está disponível para ser baixado gratuitamente nos celulares com sistema Android e iOS, nas lojas Google Play e Apple Store. (P.C.)