Cotidiano

Roraima registra mais de 17 mil casos de Malária

Municípios de Rorainópolis, Cantá, Pacaraima e Caracaraí vão receber juntos 15 mil mosquiteiros

São 17.682 casos confirmados de malária em Roraima esse ano, em um total de 109.001 exames realizados. No ano passado, foram 14. 802 casos confirmados e 104.663 exames realizados. As notificações foram maiores no município de Boa Vista com 4.443 casos e em Pacaraima com 3.353. Em Rorainópolis foram 2.886 casos confirmados. Os dados estão contabilizados até o dia 12 de novembro.

De acordo com a Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Luciana Grisotto, existem áreas de maior perigo, onde há ações contínuas.

“o controle maior é o diagnóstico e o tratamento. Quando o paciente toma o medicamento desde o início dos sintomas é possível impedir o óbito. Além disso, o paciente precisa informar onde ele foi infectado para que com o levantamento de locais com mais caso recebam os agentes de prevenção para diminuir a quantidade de mosquitos e evitar ainda mais casos” disse.

Segundo ela, os municípios de Rorainópolis, Cantá, Pacaraima e Caracaraí vão receber juntos 15 mil mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração (MILD). A distribuição é realizada pelo Ministério da Saúde e está prevista para começar em janeiro do ano que vem.

Malária

A malária é uma doença comum em estado do Norte do Brasil. A transmissão ocorre pela picada do mosquito Anopheles stephensi, chamado de mosquito prego, que também se reproduz em água parada.