Cotidiano

Roraima lança campanha do “Natal Sem Fome”

Ato organizado pela Ação da Cidadania acontece na Casa do Vovô, com a oferta de serviços de emissão de documentos, atendimentos de saúde e corte de cabelo

A rede de mobilização Ação da Cidadania lança em Roraima neste domingo, 21, a campanha “Natal Sem Fome 2018”. O evento marca o início das ações de arrecadação de alimentos para as famílias brasileiras que passam por necessidade ou em situação de rua.

A ação acontece das 8h às 12h na Casa do Vovô, na Rua Quintino Level, nº 135, bairro Mecejana, e contará com oferta de serviços de emissão de documentos, atendimentos de saúde, cortes de cabelo e um café da manhã para os convidados. “É um dia de cidadania, de beleza, sem contar, de calor humano. Nós fazemos essas ações voluntárias em busca de chamar a atenção para o que fazemos e também para que os idosos da Casa do Vovô possam interagir com outras pessoas”, esclareceu a coordenadora da Ação da Cidadania do Estado, Cida Cardoso.

Com a celebração de lançamento, as pessoas que tiverem interesse em participar da campanha já podem doar alimentos não perecíveis ou donativos de roupas, brinquedos e sapatos até o dia 23 de dezembro.

Os pontos de coleta serão mantidos no Ministério do Trabalho, Ministério Público, Exército, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Instituto Nacional de Serviço Social, Polícia Militar, Secretaria de Educação, Correios, Eletrobras Distribuição Roraima e Embrapa.

Também estarão disponíveis caixas de doação no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, da Universidade Federal de Roraima, Centro Estácio, Faculdade Cathedral, Fares, Instituto Batista, Senac, Senai, Sesi, Sebrae, Sest Senat, Sesc e nas lojas Estética e Salão Ume, Cobra Auto Peças, Drogaria Tocantins, Lojas Brinquedos, Vimezer, Perin, no Roraima Garden Shopping e no Pátio Roraima.

“Quem quiser colocar um ponto de coleta no seu estabelecimento, basta entrar em contato conosco. Não é necessário ser de associação ou instituição, pode ser só uma pessoa que estiver interessada. É só chamar que nós levamos a logomarca da ação para colocar nas caixas coletoras e depois vamos buscar para entregar antes do Natal”, completou Nazaré Cunha, voluntária da Ação.

PÚBLICO-ALVO – A entrega dos donativos começa dois dias antes do fim da campanha, no dia 21 de dezembro, e será voltada especialmente para famílias brasileiras. “Nós sabemos que temos muitos brasileiros aqui em Roraima passando necessidade. Claro que a gente se preocupa com os imigrantes, mas achamos que eles têm recebido assistência, então, decidimos olhar também para o nosso país”, explicou Cida.

A coordenadora ressaltou ainda que as pessoas tenham cuidado com o que está sendo doado, não repassando roupas rasgadas, itens quebrados e alimentos fora da validade. “A gente pede que doem o que pode ser usado, em boas condições. Isso facilita para voluntários que são responsáveis pela separação dos itens para doação e também para quem recebe os donativos”, reforçou.

Outras informações podem ser acessadas no site www.natalsemfome.org.br, pelos telefones (95) 98111-2991 ou 3626-0344. Os interessados podem ainda buscar dados na sede da Ação da Cidadania em Roraima, localizada na Rua Horácio Mardel Magalhães, 793, no bairro Asa Branca.

AÇÃO DA CIDADANIA – Nascida em 1993, a rede de mobilização “Ação da Cidadania contra a Fome” trabalha através de comitês locais da sociedade civil organizada, tendo como principal eixo de atuação a redução dos índices de pessoas que passam fome no Brasil. A meta de arrecadação nacional será de duas mil toneladas de alimentos não perecíveis em todo o país. (P.C.)

Publicidade