Cotidiano

Roraima exportou mais de 100 toneladas de mel em 2017

O Dia do Apicultor é comemorado no dia 22 de maio

Em Roraima, os apicultores têm motivos para comemorar. De acordo com o Representante da Associação Setentrional dos Apicultores (ASA), Pedro de Freitas, mais de 100 toneladas de mel produzido no estado foram exportadas para outros estados como Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas.

Segundo ele, no estado, existem cerca de 100 produtores de mel que vendem o produto no valor de R$ 4,50 o quilo. Apesar das conquistas, os produtores ainda enfrentam grandes dificuldades na hora de produzir, a principal delas, o período de queimadas.

“Esse ano teremos uma baixa na produção devido a queimadas que muitas vezes é feita pelos próprios produtores. A safra começa em setembro e vai até abril do próximo ano, e queremos melhorar esse resultado, mas para isso precisamos conscientizar outros produtores”, relata.

Carvílio Pires Neto é apicultor há cerca de dois anos. Ele analisa que para produzir o mel, o apicultor é um mero figurante. O trabalho todo é feito pela abelha. “Os apicultores não influenciam em nada na produção do mel. Nosso trabalho é fazer a manutenção apenas, são as abelhas que fazem o trabalho todo”, conta.

O apicultor relata que já sofreu um acidente de trabalho. Em uma das vezes, o macacão usado para manusear as abelhas teve um pequeno rasgão, o suficiente para que as abelhas entrassem na roupa. “Eu levei mais de 60 ferroadas. Fui ao hospital para ser medicado e voltei para casa. Mas aqui no estado, eu desconheço que tenha havido um acidente grave com apicultores, o que ocorre é que os enxames atacam os animais das fazendas, bois, cachorros”, disse.

Carvílio conta que é preciso ter muito cuidado na hora de lidar com as colmeias. Caso a população necessite de remoção e retirada abelhas e vespas alojadas em telhados, postes, caixas de inspeção, os produtores fazem a retirada gratuitamente.

“É uma forma de aumentar a nossa produção. A retirada dos enxames é realizada com equipamentos específicos e pessoal é totalmente capacitado”, ressalta. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 981211594 e 99126-7084.