Renovação é de 50% na Câmara Federal

Eleitorado decidiu dar uma nova chance para quatro candidatos que disputavam mais um mandato em Brasília e elegeu quatro novos representantes

Nas pesquisas antes do pleito, o eleitorado roraimense parecia querer manter muito dos candidatos que tentavam

reeleição para a Câmara dos Deputados, mas a decisão ficou dividida em 50%. A apuração dos votos no domingo, 7, apontou que das oito vagas, quatro foram ocupadas por novos candidatos e quatro por quem disputava a reeleição.

O empresário do ramo educacional Haroldo Cathedral foi o mais votado na disputa, com 14.571 mil votos. Apesar de bem avaliado, Haroldo obteve um crescimento surpreendente considerando que não aparecia nem entre os oito primeiros na pesquisa do Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope).

Além do educador, outros três candidatos foram eleitos na sua primeira disputa para a Câmara dos Deputados. O policial rodoviário federal Nicoletti (PSL), outra surpresa por não estar entre as primeiras vagas no Inope, chegou à quarta colocação. 

Otaci (SD), atual vice-prefeito de Alto Alegre, também foi eleito na sua primeira disputa, mas o destaque fica para Joênia Wapichana (Rede), que foi a primeira mulher indígena a ser eleita como deputada federal no Brasil. 

No caso dos já conhecidos do eleitorado roraimense, o deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB) foi o mais votado e eleito para o terceiro mandato. O médico era quem aparecia em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, mas ficou em 2º lugar após o encerramento do pleito.

Também foram eleitos para reeleição o deputado Dr. Hiran Gonçalves (PP), Édio Lopes (PR) e Shéridan (PSDB). Embora tenham disputado, Carlos Andrade (PHS) e Maria Helena Veronese (MDB) não foram reeleitos para um novo mandato. 

Abel Mesquita (DEM) concorre como vice-governador na chapa com José de Anchieta (PSDB) e Remídio Monai (PR) desistiu da vida política. (P.C.)


CONFIRA O PERFIL DOS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS

Haroldo Cathedral (PSD)

Haroldo Alves Campos disputou a vaga para deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD) na coligação ‘Unidos por Roraima’. Nascido em 11 de maio de 1953 em Itabira (MG), é empresário, tem graduação em Engenharia da Computação e é doutor em Ciências Sociais. Atualmente é presidente da Faculdade Cathedral de Boa Vista. O educador obteve 14.751 mil votos.

Jhonatan de Jesus (PRB) 

Eleito pela terceira vez, o deputado federal Jhonatan Pereira de Jesus nasceu em Boa Vista (RR) no dia 3 de setembro de 1983. Formado em Medicina, foi eleito com 13.429 mil votos pela coligação ‘Roraima Acima de Tudo’.

Dr. Hiran Gonçalves (PP) 

O presidente do diretório regional do Progressistas, Hiran Manuel Gonçalves da Silva foi reeleito para seu segundo mandato. Hiran nasceu em Tefé (AM) no dia 19 de junho e chegou a Roraima em 1982. Ele é médico oftalmologista e legista e recebeu 13.299 mil votos pela coligação ‘Na Luta por Roraima’.

Nicoletti (PSL)

O policial rodoviário federal (PRF) Antônio Carlos Nicoletti nasceu em 21 de julho de 1981 em Ijuí (RS). O candidato pelo Partido Social Liberal (PSL) teve 12.969 mil votos na disputa pela coligação “Roraima Acima de Tudo”.

Shéridan (PSDB)

Shéridan Estérfany Oliveira de Anchieta é formada em Psicologia e nasceu no dia 11 de abril em Boa Vista (RR). Foi eleita para o seu segundo mandato como deputada federal com 12.129 mil votos na coligação ‘Todos por Roraima’.

Édio Lopes (PR)

Édio Vieira Lopes nasceu em 4 de janeiro de 1952 em Presidente Epitácio (SP) e disputou a reeleição para o seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. Servidor público, foi eleito com 11.952 mil votos pela coligação ‘Renovação Democrática’.

Otaci (Solidariedade)

José Otaci Barroso do Nascimento foi eleito vice-prefeito de Alto Alegre em 2016 e disputou vaga como deputado federal pelo partido Solidariedade

na coligação ‘Unidos por Roraima’. Servidor público municipal nascido em 18 de agosto de 1977 em Eurinepe (AM), foi eleito com 11.879 mil votos.

Joênia Wapichana (Rede) 

Nascida em 20 de abril de 1973 em Boa Vista (RR), Joênia Batista de Carvalho foi a primeira mulher indígena a ser eleita como deputada federal no Brasil. Candidata pelo partido Rede Sustentabilidade e na coligação ‘Compromisso com Roraima’, Joênia recebeu 8.4914 mil votos e conseguiu sua vaga através do coeficiente.