Cotidiano

Reeducandos fazem serviço de limpeza na prisão

Reeducandos contribuem na limpeza da maior Unidade Prisional do Estado

A Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) iniciou esta semana o serviço de limpeza e recolhimento do lixo em toda a extensão interna e externa da Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo).
A atividade é uma parceria da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e que conta com a ajuda dosreeducandos que cumprem pena na unidade.

“O mato dificulta a visibilidade da equipe que atua na vigilância, bem como atrai diversos tipos de insetos e animais peçonhentos. Retirar o mato e o lixo é uma questão de higiene e também visa proporcionar um ambiente melhor para todos”, explicou o secretário adjunto de Justiça e Cidadania, tenente coronel Francisco Borges.

Entre as atividades executadas pelas equipes da Seinf, Sejuc, Caer e reeducandos da Pamc,
está o corte do mato com a utilização de roçadeiras, o nivelamento do solo e o recolhimento
de entulho e lixo com o auxílio de tratores e caçambas.

Atualmente a Pamc abriga 1378 internos e os reeducandos que auxiliam nos trabalhos desenvolvidos nas Unidades Prisionais tem a remição da pena, conforme prevê a LEP (Lei de Execuções Penais, art 126, § 1º, In. II – remição de um dia de pena a cada três dias de trabalho).
Só podem trabalhar neste regime, reeducandos que apresentam bom comportamento.

De acordo com Borges, na próxima semana será realizada a limpeza das fossas da unidade e ainda, a limpeza da área correspondente a Cadeia Feminina, localizada nas proximidades da Pamc.