Cotidiano

Rádio Folha migra para FM com programação feita pelo ouvinte

Transmissão de frequência acontece no domingo, 21, data em que a Rádio Folha completa 15 anos de existência

Acontece neste domingo, 21, a migração oficial da Rádio Folha, saindo da frequência 1.020 AM para a 100.3 FM. Os ouvintes poderão ouvir uma nova programação feita especialmente para a sociedade roraimense, priorizando a informação e o entretenimento. A data também marca os 15 anos de criação da Rádio Folha e 35 anos do jornal impresso Folha de Boa Vista.

A Rádio Folha 100,3 FM estreia com 13 programas, sendo três deles jornais e o restante cobrindo diversos estilos musicais de segunda a sexta. No final de semana, a programação musical tende a ser mais tranquila, mantendo ainda a apresentação das atrações que são líderes de audiência, como o programa Agenda da Semana aos domingos. A Rádio Folha também contará com flashes de notícias diários, com os mais recentes acontecimentos em Roraima e no país.

“A ideia é ter uma rádio em que a gente consiga integrar bem entretenimento e informação. A gente vai continuar sendo uma referência nas transmissões esportivas, mas o foco principal da rádio é de ser um veículo de entretenimento e notícia, de preferência os dois misturados. A gente está trazendo toda uma programação nova, mas mantendo a identidade da Rádio Folha”, explicou o diretor técnico do Grupo Folha, Alberto Cruz.

Alberto Cruz disse ainda que a 100.3 FM será a rádio mais potente de Roraima, com alta qualidade de som e um alcance bem superior às demais, com a expectativa de que seja sintonizada em todos os municípios do Estado. “A segunda maior transmissão fica bem atrás, com seis vezes menos potência do que a Rádio Folha”, afirmou.

FEITA POR VOCÊ – Uma das mudanças que representa a passagem da Rádio Folha AM para FM é a alteração do slogan do veículo de comunicação. Antes, costumava ser “Feita para Você” e agora passa a ser “Feita por Você”. A transformação também representa o papel do ouvinte na montagem da programação, que é considerado primordial para a Rádio Folha.

Uma das formas foi a pesquisa de opinião pública, disponível no site da Folha. O questionário ficará disponível até o início de novembro para que a população possa colaborar com sugestões mesmo com a FM já em atividade. Além disso, outras formas de pesquisa também foram reforçadas pelas redes sociais e telefone.

“A Rádio Folha se destaca na questão do contato com o ouvinte. A gente observa os ouvintes que se autodenominam como membros da ‘Família Folha’. Isso é uma das coisas que motivou a gente a fazer isso, construir uma programação com base nos ouvintes que participam no dia a dia”, disse Alberto Cruz. “Vamos buscar fazer uma programação musical bem atualizada, para realmente destoar do que já no cenário atual. A gente vai se esforçar bastante para entregar algo que seja do gosto do nosso público”, completou.

Rádio Folha será mais um veículo que combate a ‘fake news’ e dá voz à população

Segundo a diretora-geral do Grupo Folha, Paula Cruz, a Rádio Folha chega em um momento de mudança do perfil do Brasil e do Estado, com muitas das informações sendo obtidas pela internet e nas redes sociais. Dessa forma, é necessário cada vez mais o combate às chamadas ‘fake news’, ou seja, aquelas notícias tendenciosas ou que não são verdadeiras.

“Em um momento em que as ‘fake news’ estão tomando conta, contaminando as redes sociais e o nosso cotidiano, a gente vai de encontro a isso, trazendo mais um veículo que a população possa confiar, com qualidade, entretenimento e informação”, explica a diretora.

Uma das medidas é manter o perfil que a Rádio Folha já promove que é de deixar os microfones abertos aos ouvintes em todos os programas, por tempo indeterminado. Assim, é possível dar voz à população e sem restringir os assuntos abordados.

“A nossa missão é fazer a rádio que as pessoas querem ouvir, que as pessoas saibam que vão ligar e também vão ser ouvidas. Queríamos mostrar a nossa gratidão à sociedade, que nos deu a nossa história, trazendo uma rádio que desde o começo ouviu a população. A nossa forma de retribuir é garantir que a opinião de todos seja sempre respeitada”, finalizou. (P.C.)