Cotidiano

Quase dois mil venezuelanos já foram interiorizados

Nesta quarta-feira, 19, mais 20 imigrantes foram encaminhados para a cidade de Manaus

Desde a realização da primeira etapa, o Exército Brasileiro, por meio da Operação Acolhida, realizou o envio de quase 2 mil venezuelanos para cidades brasileiras, no chamado processo de interiorização. Hoje, 19, mais 20 imigrantes seguram viagem rumo a Manaus, capital do Estado do Amazonas.

De acordo com dados da Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima, dos 1.932 envios de imigrantes realizados este ano, 430 foram para Manaus (AM); 416 para São Paulo (SP); 288 para Canoas (RS); 143 para Cuiabá (MT); 125 para Porto Alegre (RS); 113 para João Pessoa (PB); 111 para o Rio de Janeiro; 89 para Esteio (RS); 69 para o Recife (PE), 61 para Goierê (PR); 57 para Brasília (DF); e 30 para Igarassu (PE).

A atualização dos dados, segundo a Assessoria de Imprensa da Força-Tarefa, ocorre assim que os imigrantes voluntários embarcam na aeronave. Todo o processo ocorre de forma voluntária, graças à parceria do Exército com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Na ação desta quarta, as atividades foram iniciadas ainda pela madrugada. Inicialmente seriam 30 voluntários, mas a lista final confirmou o embarque de apenas 20 imigrantes. Antes de seguirem para o Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Cantanhede, eles passaram por regularização e processo de imunização.

Do Rondon 2, abrigo localizado no bairro 13 de Setembro, os imigrantes foram levados para o aeroporto. O encaminhamento até o estado vizinho foi realizado por meio de uma aeronave C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB). A chegada ocorreu por volta das 9h.

Para esta quinta e sexta-feira, 20 e 21, mais venezuelanos devem ser interiorizados, sendo 30 para Recife e 30 para Rio de Janeiro.