Cotidiano

Projetos apresentam ações na área do ensino e pesquisa

O evento constitui-se em uma vitrine onde são divulgados projetos de cunho pedagógico, científico e tecnológico

Um dos principais objetivos do IF Comunidade, que ocorre até as 22h, desta quinta-feira, dia 1.°, no Pátio Roraima Shopping, é apresentar à comunidade os serviços ofertados pelos diversos cursos técnicos e superiores do Campus Boa Vista do IFRR.

O evento constitui-se em uma vitrine onde são divulgados projetos de cunho pedagógico, científico e tecnológico, com destaque para ações nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, o tripé que fundamenta a missão institucional.

Ensino – A aluna do curso Técnico em Secretariado, Fernanda Amorim Ortega explica que um dos objetivos das ações apresentadas no evento é promover o curso e conquistar futuros alunos interessados em ingressar na área de secretariado. “Hoje, além de divulgar o curso Técnico em Secretariado estamos orientando a elaboração de currículo de acordo com as tendências e exigências do mercado. Além da consultoria para a elaboração de currículo estamos apresentando o “Método 5S”, utilizado na administração pública para garantir uma maior organização e produtividade, fatores essenciais para a área de secretariado”, frisou Fernanda.  

Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais a respeito das disciplinas técnicas, como por exemplo, aquelas estudadas no curso Técnico em Eletrotécnica, os estudantes Watson Gabriel Pereira e Gleibson Pereira trouxeram para o evento uma maquete que simula a instalação elétrica residencial, criada numa atividade prática da disciplina de instalações elétricas. “Aqui temos todos os itens presentes em uma instalação elétrica, como interruptores, lâmpadas, disjuntores, inclusive dispositivos de controle da intensidade da luz e acendimento automático, aquele que quando a luz natural se apaga é acionado acendendo a lâmpada”, explicou Watson.

Outro importante projeto apresentado no IF Comunidade, dessa vez aliando o ensino e a tecnologia, foi a plataforma desenvolvida por alunos do curso Técnico em Informática, por meio do projeto Doutores da Informática. A estudante Geovana Carvalho Góis ressalta que a proposta da plataforma é criar um espaço gratuito, destinado às pessoas que não têm condições de pagar um cursinho, por exemplo. “Nessa plataforma qualquer pessoa pode publicar aulões, seminários, divulgar grupos de estudos e compartilhar conteúdos. Outra possibilidade de utilização da plataforma é a disponibilização de materiais didáticos, de forma antecipada, por professores que desejam que seus alunos tenham acesso a estes antes das aulas”, enfatizou Geovana.

Inovação Tecnológica – Uma das grandes descobertas dos últimos tempos, diante da crise econômica que assola o país, além dos graves problemas ambientais, é a possibilidade da geração de energia renovável, a chamada energia “limpa”, que não polui o meio ambiente. Os alunos do curso Técnico em Eletrotécnica, Eduardo Valério e Pedro Henrique Alves trouxeram para o evento um sistema onde as principais formas de energia limpa estão representadas. “Temos nesse sistema a demonstração da geração de energia eólica, que utiliza o vento como fator gerador, mais comumente utilizada na região nordeste; a energia solar que pode ser utilizada em qualquer lugar do Brasil, já que temos cerca de noventa por cento de índice solarimétrico, assim como também a energia geotérmica, que transforma o calor em energia elétrica”, destacou Eduardo, enfatizando que para o desenvolvimento desse sistema utilizaram os conhecimentos da disciplina de energia solar fotovoltaica.

Ainda de acordo com o estudante o sistema de energia solar é um dos mais viáveis para Roraima, inclusive para as comunidades indígenas e para os ribeirinhos, uma vez que eles costumam utilizar geradores que dependem da queima de combustíveis, representando um alto custo. “Com a instalação do sistema de energia solar, as comunidades irão investir recursos apenas na aquisição do kit com as placas solares, sendo que esse sistema é de fácil e rápida manutenção”, finalizou Eduardo.