Cotidiano

Projeto que recolhe gatos de rua precisa de doação de ração

Formada há cinco anos, Gatuxi é um grupo de apoio trabalha em prol de gatos abandonados

Se você se sensibilizou com um bichinho abandonado na rua, mas não sabe o que fazer, saiba que existem diversas maneiras de ajudá-lo. É o caso da Gatuxi, um grupo de apoio que atua acolhendo gatos abandonados nas ruas e trabalhando com a prevenção dos maus-tratos.

A sede da Gatuxi está localizada na Rua Abrelina Pena, bairro Jardim Floresta há cinco anos, e funciona ainda sem uma estrutura adequada. Idealizada por Michael Alba, o espaço precisa de apoio como doações de ração e mão de obra para cuidar dos animais abandonados. No momento, a casa acolhe 23 gatos e busca parceria com veterinários e ongs para a castração dos animais e que eles recebam um novo lar.

Segundo Michael, o local não consegue mais recolher novos animais, e por isso precisa que os gatinhos sejam adotados. Ele relata que os cachorros são animais mais populares, e por serem também cães de guarda, eles são mais fáceis de serem adotados. Porém os gatos não tem tanta popularidade.

 Ele conta que no início se quer gostava de gatos, mas que os animais tocaram seu coração. Ele trabalha praticamente sozinho, ajudando os animais e precisa dedicar tempo para a alimentação e limpeza dos bichos.

“O objetivo é defender os animais de qualquer tipo de exploração a que são submetidos. Mas ainda existe muita dificuldade de cuidar dos felinos que são animais que sofrem preconceito, muitos dizem que não são carinhosos e interesseiros o que é mentira. Quem procura adotar animal busca pelos filhotes e os adultos acabam ficando sem lar” comentou.

Michael estimula as pessoas a terem coragem de adotar um bicho. “Caso tenha se sensibilizado com um animal abandonado, tenha certeza de que isso não foi por acaso, pois é uma oportunidade de fazer o bem, de fazer por ele o que gostaria que fizessem por você em situação semelhante. No meu caso, eu só perdi meu preconceito tendo que cuidar de um” relata.

A Gatuxi funciona no quintal do seu coordenador (Foto: Arquivo Pessoal)

Como ajudar?

Quem quiser ajudar a Gatuxi pode contribuir com ração ou valor em dinheiro. Ou então doar uma quantia nos consultórios veterinários que atendem os animais. “A Gatuxi criou uma conta e com isso os animais são atendidos, e durante o ano vamos arrecadando doações para pagar a conta” explicou. Outra forma de ajudar, seria adotando um animal. Quem quiser entrar em contato basta ligar para o número 991410651.