Política

Projeto pode garantir equipe médica em eventos

Conforme o texto do projeto, a ambulância deverá ficar durante todo o evento e terá que chegar ao local com 45 minutos de antecedência e sair 30 minutos após os participantes concluírem o percurso.

Atletas que praticam corridas e ciclismo poderão contar com equipe médica/técnica e ambulância em eventos e competições que tenha a concentração a partir de 200 atletas.

A proposta que ainda depende da sanção do Executivo Municipal,  foi aprovada em sessão ordinária nessa quarta-feira, 17, na Câmara de Boa Vista.   

O projeto é de autoria do vereador Doutor Wesley Thomé (PC do B). Ele explica que a necessidade surgiu pela preocupação com os competidores.

“Visa principalmente a segurança de quem participa desses eventos, sabemos que quase 100% dos atletas dessas corridas não são profissionais, são  competidores de finais de semana, que fazem da prática um lazer”, justificou o vereador.

Ele detalhou ainda que a equipe terá que ser formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do condutor da ambulância que também terá que ser treinado para emergências médicas.

“Hoje essa função é feita pelo Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR)  ou pelo Serviço Móvel de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Essa estrutura médica pública deve ser usada para cuidar da população e não podem ser direcionados para eventos particulares”, considerou o autor da proposta.

Elton Oliveira é um dos organizadores e praticantes de eventos desta natureza. A segurança para ele é de suma importância e o projeto pode vir para reforço dela.

“Como praticante de esportes eu vejo como uma segurança a mais para o atleta. Temos que ver apenas o impacto que isso irá causar nos eventos esportivos em geral em relação à logística e custo das provas. Mas acredito que a grande maioria dos realizadores de eventos já está acostumado com a necessidade de trazer segurança nesse sentido a competição”, analisou.

Ainda conforme o texto do projeto, a ambulância deverá ficar durante todo o evento e terá que chegar ao local com 45 minutos de antecedência e sair 30 minutos após os participantes concluírem o percurso.

O projeto segue agora segue para sanção do Executivo Municipal. Quando  se tornar lei, quem descumprir a norma será multado em quatro mil Unidades Fiscais Municipais (UFMs) – base de cálculo e correção dos tributos municipais e outros débitos. Atualmente, em Boa Vista, cada unidade custa R$ 2,88.