Cotidiano

Projeto Descomplica inicia na Escola Estadual Buritis

Oficina se propõe apresentar conceitos gerais de conflito, mediação e conciliação, de modo a promover a cultura de paz nas escolas

Os alunos da Escola Estadual Buritis recebem a partir de hoje, 18, o Projeto Descomplica desenvolvido pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública do Estado (DPE). A oficina, que seguirá até a próxima quinta-feira, dia 20, inicia às 8h30, encerrando ao meio-dia. 

O projeto da DPE estimula a mediação de conflitos na escola, apresentando métodos e técnicas restaurativas a fim de resolução de conflitos, pautados no estímulo da cultura de paz. O trabalho possui três eixos norteadores: mediação, conciliação e arbitragem.

De acordo com a defensora pública Elceni Diogo, o projeto será desenvolvido com os alunos do 8° ano do ensino fundamental, para que exerçam atitudes de liderança e na rotina escolar. Os estudantes serão previamente escolhidos pelos professores.

“Queremos levar a cultura de paz para o ambiente escolar, por meio de técnicas de aprendizado e vivências. Ao final da oficina os alunos receberão um certificado de participação do projeto”, explicou.

Segundo Elceni, a oficina se propõe a apresentar os conceitos gerais de conflitos, mediação e conciliação, para isso haverá métodos variados de aplicação e abordagem, por meio de roda de conversa, exposição, dinâmicas, produção textual e/ou de imagens, entre outras.

Dentre os objetivos do projeto estão: identificar possíveis conflitos presentes na rotina e cultura escolar, passíveis de intervenção com métodos de resolução de conflitos não adversárias, apresentar as técnicas de mediação, conciliação e arbitragem como métodos de resolução de conflito, estimular a qualidade das comunicações e promover atitudes de compreensão, tolerância e respeito no ambiente escolar.