Cultura

Programação da Mostra continua nesta quarta-feira

O evento ocorre até 4 de dezembro e a entrada é gratuita

Mostra de cinema desta quarta-feira exibirá uma homenagem, o longa metragem “Lúcio Flávio, o passageiro da Agonia” será exibido às 19h, no Sesc Roraima, na avenida João Barbosa, 143, bairro mecejana.

Além do longa metragem, a exibição teve programação durante toda o dia, os documentários “Eduardo Galeano Vagamundo”,  “Histórias de fome no Brasil”, “Henfil e “ A menina de barro”. A exibição faz parte da programação da 12ª mostra de cinema e direitos humanos que teve início no dia 24 deste mês e segue até dia 4 de dezembro.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.

Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e  em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta.

Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu em 1948 como um grito de liberdade e o clamor por respeito, contra o fascismo e as milhões de mortes da 2ª Guerra Mundial. Segundo a Diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos do MDH, Juciara Rodrigues, a Mostra promove ações públicas que transcendem governos, por isso já está em sua 12ª edição.

Homenagem – Com mais de 70 filmes no cinema, o ator e diretor Milton Gonçalves, homenageado na Mostra, é um dos mais prolíficos artistas do país. Presente nas telas e palcos desde a década de 50, participou da história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros. Sua versatilidade dramática e seu talento venceram as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no país.

Sobre o filme

Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia enfoca as ligações entre ladrões e policiais. Lúcio Flávio é um bandido famoso que empreende fugas e ações espetaculares. Seu bando é trazido por um detetive que acobertava suas ações, que acaba sendo denunciado por Lúcio numa reunião com a imprensa. É oferecido um passaporte para fugir do país e não denunciar o policial; entretanto ao saber que seu irmão foi morto, ele recusa. Ao voltar para sua cela, é executado à facadas.

Tempo: 1h50

Classificação: 14 anos

A programação completa e as sinopses dos filmes podem ser conferidos no site http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br

Serviço

12ª Edição da mostra de Cinema e Direitos Humanos

Data: 24 de novembro

Local: Cine Sesc – Sesc Mecejana

Hora: 19h30

Entrada Franca