Cotidiano

Profissionais de Educação Física precisam de registro para atuar

Conselho Regional de Educação Física de Roraima realiza fiscalizações em unidades em todo o Estado, com maiores índices de problemas em Boa Vista, Caracaraí e Pacaraima

A principal problemática encontrada nas academias e unidades de práticas físicas do Estado é o exercício ilegal da profissão de educador físico, aponta o Conselho Regional de Educação Física de Roraima (CREF-RR). Conforme o órgão, as principais ocorrências são em Boa Vista, Caracaraí e Pacaraima.

A agente de fiscalização do CREF-RR, Layla Coimbra, explica que o ponto alto das irregularidades são os acadêmicos contratados como estagiários e que acabam exercendo o ofício como profissional ou aquele esportista autodidata que, por treinar há muitos anos, se considera especialista na área.

Outro problema é o graduado em Educação Física que é registrado no Conselho, com anuidades vencidas ou quando os proprietários das academias têm noção da falta de formação do profissional, mas mesmo assim o contratam para o serviço. “A grande maioria dos donos tem ciência dessa prática. Outra situação é quando alguém decide abrir uma academia sem se registrar no Conselho, achando que só precisa abrir o espaço e colocar os aparelhos. Não funciona assim”, afirma Layla.

A consequência principal para essa situação são as lesões causadas no cliente das unidades, podendo ter sequelas causadas pelo profissional não ter ciência do que está ensinando. “A pessoa entra na academia e espera que aquele espaço te ofereça uma boa qualidade de serviço, com um profissional graduado e registrado, com compromisso com o aluno”, afirma.

“Se a pessoa é hipertensa ou cardiopata e o profissional que vai te acolher não souber que você é de um grupo de risco, pode acontecer de o cliente ter uma morte súbita dentro de uma academia, de pessoas enfartarem na esteira por que não foi estudado o caso do aluno”, complementou. 

DESMORALIZAÇÃO DA PROFISSÃO – Para Layla, o problema é que essas práticas também acabam desestabilizando os profissionais de Educação Física, já que normalmente essas pessoas cobram um valor bem menor para realizar o serviço. “O serviço de um personal trainer graduado é determinado valor e o dos curiosos é bem abaixo, muito menos da metade. A pessoa acaba pensando no valor e não na qualidade do serviço”, avalia.

Aulas de Zumba e CrossFit também são fiscalizadas

Segundo a agente de fiscalização do CREF-RR, Layla Coimbra, são cerca de 90 unidades registradas no Conselho. No dia a dia, o órgão busca fazer fiscalizações de rotina em todos os municípios para buscar justamente essa documentação e saber se tanto a unidade quantos os profissionais que lá trabalham estão em dia com o órgão. Já em caso de denúncia, a ação busca o alvo da reclamação.

A área de busca é tanto nas academias, escolas estaduais, municipais e qualquer espaço que ofereça atividade física, podendo até ser aula de Zumba, CrossFit e Treinamento Funcional, que estão em alta no país.

“O Conselho é para registrar profissionais de Educação Física. É preciso estudar a graduação por quatro anos e, na conclusão, apresentar os documentos e fazer o registro. Não basta ter o diploma, tem que ser registrado no conselho de classe, como médico e advogado”, explica.

O custo para retirar a documentação é em cerca de R$ 100, tanto para pessoa física quanto jurídica. A anuidade fica em torno de R$ 600, com oferta de desconto de até 50% nos primeiros meses do ano. 

Quem exercer a profissão irregularmente pode pagar multa, responder judicialmente e até criminalmente pela prática, mas a penalidade depende da gravidade do caso. O CREF-RR, no entanto, não tem dados atuais da quantidade de unidades já denunciadas, mas garante que o volume é alto em Roraima.

Para obter mais informações ou denunciar irregularidades, a população pode buscar o CREF-RR na Avenida Capitão Júlio Bezerra, 484, sala 7, Centro. O telefone para contato é 3224-2196 ou 98402-1071 (WhatsApp). (P.C.)

Publicidade