Cotidiano

Professores fazem protesto em frente à Secretaria

Governo diz que até terça-feira pagamento será normalizado

Professores da Rede Estadual de ensino estão mobilizado em frente a sede da Secretaria Estadual de Educação. O ato de protesto é referente ao pagamento dos servidores que está atrasado há onze dias, de acordo com os manifestantes.

De acordo com uma das manifestantes a professora Albanira Cordeiro, o governo não vem cumprindo um acordo judicial.

“O dinheiro do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] deveria ser o suficiente para fazer o pagamento dos professores, mas não sabemos como esse valor vem sendo investido” explicou.

O professor Círio Ricardo ressaltou as demissões em massa de cargos comissionados que foram realizados pelo governo anterior. “Primeiramente foi dito que o pagamento não tinha como ser feito por uma quantidade imensa de profissionais na folha de pagamento, mas esses servidores já foram tirados da lista, e ainda assim estamos sem o nosso salário” contou.

De acordo com os manifestantes, o ato deve ocorrer até a regularização dos pagamentos. “Ainda não teve um tempo hábil para a nossa organização, mas a partir dessa segunda-feira, caso o salário não seja repassado, estamos com mais professores no protesto, já que o governo não nos dá um posicionamento” conta.

Outro lado – A Sefaz (Secretaria de Fazenda) informa que por motivo de inconsistência na folha de pagamento de algumas Secretarias, até terça-feira, dia 15, o pagamento de todos os servidores das administrações direta e indireta, referente ao mês de Dezembro de 2018, estará normalizado.

Ressalta que na manhã desta sexta-feira, dia 11, foi efetuado o pagamento da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Seinf (Secretaria de Infraestrutura), Sefaz (Secretaria de Fazenda), Seplan (Secretaria de Planejamento), Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), Secom (Secretaria de Comunicação Social), Controladoria Geral, Polícia Civil, Univirr (Universidade Virtual) e Ipem (Instituto de Peso e Medida).