Cotidiano

Professoras e gestores de Roraima participam de intercâmbio em MS

Os educadores embarcaram nesta terça-feira, 17, para Mato Grosso do Sul. O intercâmbio começa amanhã e vai até o dia 20.

As professoras, Vivian Carreiro e Fátima Sampaio, foram selecionadas para participar, juntamente com sete gestores e coordenadores que representam Escolas Estaduais em Tempo Integral de Roraima, de um intercâmbio que acontecerá entre os dias 18 e 20 de abril, voltado para a troca de experiências sobre a metodologia aplicada em 11 escolas do Estado. A equipe embarcou nesta terça-feira, 17, para Mato Grosso do Sul, onde o evento será realizado.

As professoras foram selecionadas a partir dos projetos que desenvolveram ao longo dos anos nas Escolas de tempo integral em que lecionam. Vivian Carreiro é professora da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, localizada no bairro 13 de Setembro, na zona Sul de Boa Vista, enquanto Fátima Sampaio aplica suas aulas na Escola Estadual José de Alencar, em Rorainópolis, região Sul de Roraima.

“Lá iremos compartilhar nossas experiências nas escolas de tempo integral, bem como vivenciar e conhecer as escolas de tempo integral de Mato Grosso do Sul, na busca de melhorar o atendimento a esses alunos. Vai ser uma troca muito interessante”, destacou a professora Vivian Carreiro.

Das 11 escolas de ensino integral, 3 estão no interior do estado. Desde 2017 o processo de implantação de escolas com esse perfil foi iniciado. O governo federal pretende até 2025 tornar integral 50% das escolas de ensino médio de Roraima. O Ministério da Educação (MEC) já liberou R$ 5 milhões que serão investidos no projeto.    

A Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) intermediou a parceria com as escolas de Mato Grosso do Sul, estado que já possui experiência com este modelo.

A coordenadora geral das Escolas em Tempo Integral em Roraima, Cátia Costa, destacou que a troca de experiências é um passo importante para que a metodologia se estabeleça no Estado.

“A Rede de Ensino em Tempo Integral ainda é nova em Roraima, por isso a necessidade de conhecer o dia a dia das escolas que já trabalham essa metodologia. Os gestores e professores vão poder vivenciar o dia a dia de quem tem uma carga de experiência sobre o assunto. A expectativa é que as novas ideias venham contribuir ainda mais para a qualidade do ensino em Roraima”, disse Cátia.

Os educadores selecionados para o intercâmbio terão a missão de trazer novas ideias sobre o Ensino em Tempo Integral e compartilhar com os demais profissionais da educação do Estado, para que os novos planos de ensino sejam traçados. (J.B)