Cotidiano

Professora de Roraima é destaque na etapa regional

O trabalho “Libras: alfabetizar para aprender a conviver”, venceu na categoria Ensino Fundamental da escola municipal Martinha Thury Vieira

A professora Suelen Araújo Barbosa, da Escola Municipal Martinha Thury Vieira, em Boa Vista, foi um dos vencedores da etapa regional Norte da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). O trabalho “Libras: alfabetizar para aprender a conviver”, venceu na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais: Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º Anos.

“Sem o empenho dos alunos, apoio dos pais e toda a estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), nós não teríamos chegado tão longe. Este é o resultado de um trabalho em equipe, que contempla a todos e nos deixa imensamente orgulhosos”, destacou a professora.

O Projeto – De acordo com Suelen, a ideia do projeto surgiu em 2017, quando soube que teria uma aluna com deficiência auditiva em sala de aula. “Com auxílio de uma equipe técnica disponibilizada pela SMEC, pudemos nos planejar dentro de sala de aula de modo que houvesse a inclusão, mas também garantindo a aprendizagem de todos. Eu e a professora bilíngue nos debruçamos neste projeto para garantir a alfabetização de todas as crianças igualmente”, destacou.

Suelen ressalta que o desafio também foi abraçado pelas crianças da turma. “Nenhuma das crianças tiveram qualquer contato com Libras anteriormente, mas nessa fase elas são naturalmente curiosas. Observamos isso e usamos a nosso favor. Ingrid Vieira, a aluna com deficiência auditiva, tinha muita rejeição com Libras e não queria aprender. Mas como ela se inspirava nos colegas e os tinha como um espelho, ensinamos a eles para que ela quisesse aprender também e deu certo”, contou.

Os alunos do 3º ano, que estão na faixa de 8 e 9 anos, atualmente fazem parte de um coral e se apresentam todas as vezes que há um evento na escola. De acordo com Nilza Barros, professora bilíngue, tudo isso é graças aos esforços dos próprios alunos, dos pais que são grandes incentivadores e de toda a equipe técnica da SMEC que realiza este acompanhamento.

“Recebemos mensalmente uma equipe técnica especializada que nos orienta e nos deixam ainda mais motivados a aprender e colocar em prática todo o conteúdo que nos é repassado”, contou.


Professores do Brasil – O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), junto a instituições parceiras. Ao longo das sucessivas edições foram premiadas diversas experiências bem-sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.

Os vencedores do Regional receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), troféu, uma viagem apoiada pela Fundação CAPES. Os vencedores nacionais de cada categoria receberão o valor de R$ 5 mil e troféu. A etapa nacional será no dia 29 de novembro, no Rio de Janeiro.