Cultura

Professor lança livros científico e de ficção em formato e-book

Livro estará disponível gratuitamente para dowload no blog www.meublogsimao.blogspot.com

O professor e escritor, Simão Farias Almeida, se prepara para o lançamento oficial de duas obras, uma delas de ficção intitulada ‘Romance’, e a outra uma pesquisa científica que recebeu o nome de ‘Representações do tempo no jornalismo de mudanças climáticas e danos ambientais’. Segundo o autor, os dois livros serão lançados em formato e-book com download gratuito no blog do autor www.meublogsimao.blogspot.com até sexta-feira (20).

De acordo com o escritor, os livros foram produzidos ao mesmo tempo, apesar de abordarem assuntos tão diferentes. Enquanto Romance é obra de ficção, o livro “Representações do tempo no jornalismo de mudanças climáticas e danos ambientais” é acadêmico-científico. 

“É um desafio particular como pessoa e como profissional escrever um livro de ficção e um livro científico ao mesmo tempo. São linguagens distintas, mas os dois livros convergem entre si quando falo sobre meio ambiente. Por outro lado, o narrador de Romance é um químico ambiental querendo ser escritor. Esse livro de ficção também envolve questões ambientais”, explica.

A questão ambiental já foi abordada em outras obras do autor, que ao todo já lançou doze livros.

“A escritura do livro de ficção humaniza a gente, acredito que esta subjetividade ajudou quando produzia o livro científico sobre mudanças climáticas já que neste defendo os pobres, maiores vítimas dos danos ambientais, como fontes necessárias para a importância de adoção de atitudes de mitigação climática, de recuo do aquecimento global já no presente”, reforça.

Sinopse

Romance (Ideia, 2018), narra as tentativas de um escritor escrever um romance enquanto tenta lidar com a morte da irmã. 

Representações do tempo no jornalismo de mudanças climáticas e danos ambientais (Ideia, 2018), defende que a cobertura da mitigação climática deve tratar no presente a urgência da negociação dos países e das atitudes humanas para deixar as ações de degradação do meio ambiente e do planeta. As fontes não oficiais podem detectar dados, atribuir causas e fazer o balanço das consequências das mudanças climáticas e dos danos ambientais porque já sofrem com o aquecimento global e as tragédias ecológicas. 

Biografia

De literatura e cinema (2009)

Tramas de sujeitos e identidades (2010)

Monteiro Lobato e a problemática da nação: um projeto dialógico e negociado (2011)

Livro-reportagem: história, teoria e prática (2011)

O jornalista Monteiro Lobato na nação moderna: mediações, polêmicas e teses jornalísticas (2013)

Jornalismo ambiental em formato livro: alegorias e subjetividades (2014)

Memória de voos rasos e gravidades (2016)

Ode de Ana Maria (2016)

Mídia, informação e meio ambiente (2016)

Ecocrítica da cartografia metafórico-interpretativa na não ficção de mudanças climáticas e danos ambientais (2017)

Romance (2018)

Representações do tempo no jornalismo de mudanças climáticas e danos ambientais (2018)