Cotidiano

Procon Assembleia orienta consumidores para compra segura de ovos de Páscoa

Na hora de compras ovos de Páscoa, é preciso ter alguns cuidados. Preço, validade e brindes devem ser observados pelos consumidores. “Olhar como o ovo de chocolate está acomodado, se está em local refrigerado, pois não pode ficar em local muito quente para não derreter. Ovos com brinquedo, observar se tem o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], o brinquedo tem que ter especificação de idade e isso tem que ser observado pelo consumidor”, destacou o advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber.

Com a aproximação da época, o movimento nas lojas especializadas ou supermercados tendem a crescer e, com isso, aumenta o contato das pessoas junto às embalagens, o que ocasiona, por exemplo, a quebra do chocolate. Até mesmo no transporte ou reposição, esse dano pode acontecer.

Samuel Weber orienta para que os consumidores procurem um ovo de chocolate inteiro, mas caso haja uma quantidade expressiva de produtos quebrados, o ideal é procurar a gerência do local para reclamações. “Caso não tenha êxito, deve procurar o Procon imediatamente com essas demandas para que a gente fiscalize”, afirmou.

Há ainda quem opte em comprar um ovo de chocolate caseiro, aqueles fabricados por pessoas autônomas. De acordo com o advogado, o cliente tem o direito em saber a origem da produção. “O consumidor tem que saber como esse ovo é produzido, existe até uma quantidade de cacau a ser utilizada porque a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] determina uma certa quantidade”, frisou.

Dúvidas, reclamações ou questionamentos quanto aos direitos e deveres do consumidor, os cidadãos podem procurar a sede do Procon Assembleia, localizado na Rua Agnelo Bittencourt, nº 232, no Centro, das 7h30 as 13h30. Mais informações pelos telefones: 4009-4826 ou 98401-9465.