Cotidiano

Princípio de incêndio causa discórdia entre CBM e populares

Vizinhos afirmam que incêndio no bairro Paraviana não pôde ser apagado pela CBM-RR por falta de combustível; órgão nega e afirma ter mandado uma pick-up para evitar maiores transtornos

Um princípio de incêndio por volta das 15 horas dessa quinta-feira, 15, na rua Sucupira, próximo da praia da Polar, bairro Paraviana, causou impasse entre moradores e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR). Segundo a população, o órgão não pôde atender a ocorrência por falta de combustível, e o fogo acabou se apagando de forma espontânea, apesar do perigo que os moradores correram.

Já o Corpo de Bombeiros, alega que uma viatura de incêndio florestal foi enviada, e que impediu que o incêndio se alastrasse. Vale destacar que na segunda-feira, 12, o CBM-RR recebeu a doação de cerca de 500 litros de combustível, por parte da 1ª Brigada de Infantaria da Selva, para auxiliar em emergências do tipo.

A moradora da rua Zacarias Mendes Ribeiro, Letícia de Oliveira, relatou que é comum haver queimadas na região em época de verão. Entretanto, com a situação da falta de combustível do Corpo de Bombeiros, os riscos de fatalidades ocorrerem são ainda maiores.

“Como essa área da Polar é de banho, e sempre foi caracterizada pelo mato seco, é comum as queimadas ocorrerem de forma espontânea ou com pontas de cigarro jogadas pelos banhistas no chão. Apesar disso, não vimos movimentação alguma do Corpo de Bombeiros por aqui. Ficamos sabendo que moradores ligaram para lá, mas se depararam com a resposta de que as viaturas estavam sem combustível, o que nos deixa preocupados, pois qualquer incêndio próximo pode chegar até aqui com a força do vento”, afirmou.

Outro morador da rua Sucupira, que pediu para não ser identificado, relatou que o incêndio foi filmado por seus familiares como uma forma de destacar a falta de prontidão e recursos do Corpo de Bombeiros.

“Acreditamos que o fogo tenha se extinguido naturalmente, pois ficamos observando todo o seu desenrolar, até ele ter apagado naturalmente. Confesso que isso demonstra uma falta de prontidão do Corpo de Bombeiro. Chegamos a fazer um vídeo como uma forma de alerta para toda a população”, comentou.

BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR), por meio de nota, informou que uma pick-up com reservatórios para 800 litros d’água e acessórios como abafadoras e bombas costais, foi mandada ao local por volta das 16 horas, por se tratar de um terreno de mata e não pavimentado, o que dificultaria o trabalho de um caminhão convencional do órgão.

Ainda na nota o CBM-RR salienta que a equipe permaneceu no local para evitar uma possível reignição e realizou o rescaldo no local do incêndio com a total extinção do foco de calor. Deslocou-se para os postos do CBM-RR por volta das 16 horas, onde as guarnições do serviço diário permanecem em condições de pronto emprego, 24 horas por dia.

Sobre a falta de combustível, o CBM-RR informou que apesar da problemática, viaturas de emergência estão operando. Como não há ainda solução para o desbloqueio dos cartões de abastecimento, o CBMRR está fechando contrato com recursos próprios para não prejudicar os atendimentos. (P.B)