Cotidiano

Primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas de Roraima começa a ser pago

Essa é a primeira parcela da antecipação do abono anual do INSS

Aposentados e pensionistas começam a receber, nesta segunda-feira, 27 de agosto, a primeira parcela da antecipação do 13º dos benefícios pagos pelo INSS (abono anual). Ao todo, em Roraima, serão pagos 43.520 benefícios, no valor de R$ 59.949.495,76.

Terão direito à primeira parcela do abono anual os beneficiários do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

Para aqueles que começaram a receber o benefício recentemente, estão em auxílio doença ou recebem salário maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período de vigência do benefício.

A primeira parcela do abono anual não terá desconto do Imposto de Renda (IR). Esse desconto, conforme a Lei, ocorre por ocasião do pagamento da segunda parcela do 13º, paga a partir de novembro.

É importante destacar que as pessoas que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.