Cotidiano

Previsão é de pancadas de chuva nos próximos dias

Até o momento, em 2018, o acumulado de volume de todas as chuvas é de 1392,2mm

O período chuvoso está acabando em Roraima, com o dia 22 de setembro sendo dia de equinócio terrestre, evento que marca a mudança de estação. Entretanto, ainda há muita chuva por vir, como as registradas no final do mês de agosto, com presença de raios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a estimativa é de que chova todos os dias, pelo menos até o próximo domingo, dia 9. 

Apesar disso, para a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), a previsão é mais moderada, de tempo claro e parcialmente nublado com pancadas isoladas de chuva. Contudo, ambos concordam nas variações de temperatura para os próximos dias, de 25°C e 34°C.

Até o momento, em 2018, o acumulado de volume de todas as chuvas é de 1392,2mm. Para se ter uma noção do que esse número significa, choveu 1277,9mm em todo o período de inverno do ano passado. Segundo a Femarh, a média histórica durante o período chuvoso em Roraima é 1408,2mm.

Mesmo com previsão de chuva para os próximos dias, o boletim indica que o período de verão será mais quente que o normal, com previsão para o próximo trimestre de chuva abaixo da normal climatológica em Roraima. Essa mudança tem ligação com o fenômeno El Niño, que tem 65% de chance de interferir no clima de Boa Vista nos próximos meses. O fenômeno é caracterizado por alterar a distribuição de temperaturas no oceano pacífico, o que resulta na elevação da temperatura em Roraima.

Ocorrência de raios preocupa Corpo de Bombeiros

 

Com o registro de chuvas, a preocupação por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima é a ocorrência de raios. No ano passado, um autônomo morreu eletrocutado por um raio em sítio onde trabalhava, no município de Bonfim. Para evitar que incidentes como esse se repitam, diversos cuidados devem ser tomados para evitar acidentes. 

Dentre os cuidados durante tempestades, estão: evitar ficar dentro de rios, lagos ou em piscinas; ficar longe de árvores, postes ou linhas de energia elétrica, pois podem conduzir descargas elétricas; sair de lugares altos ou descampados, como praias, quadras e campos de futebol; manter distância de estruturas metálicas, como varais ou cercas; não segurar objetos metais ou pontiagudos; desligar aparelhos eletrodomésticos das tomadas; ficar longe das janelas; não utilizar o telefone;

“Os serviços prestados à população pelo Corpo de Bombeiros podem ser solicitados de forma gratuita pelo telefone 193 que funciona 24 horas por dia”, informou. (P.B)