Polícia

Presos tentam fugir da Pamc por escada artesanal

A Sejuc negou a tentativa de fuga e disse que as escadas artesanais foram encontradas durante vistoria de intervenção

Detentos tentaram pular uma muralha recém construída e que ainda não está ativada na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), com o auxílio de uma escada feita de forma artesanal. A tentativa de fuga aconteceu por volta das 2 horas da manhã desta quinta-feira, 29.

“Vivemos em situação de insegurança. As alas ficam abertas e sem cadeados e os presos transitam livremente. Esperamos conseguir que essa nova direção possa pelo menos fechar esse portão que os presos abriram na ala 12, para uma maior segurança aos policiais e agentes”, disse um dos que atuam no sistema prisional.

De acordo com fontes ligadas a FolhaWeb, o portão que dá acesso da ala 12 para a ala 13, e fica próximo à muralha em questão, fica aberto, causando preocupação aos agentes e policiais de plantão.

“Estamos dando sorte com o pequeno efetivo de serviço que temos, mas a qualquer momento pode acontecer uma tragédia. Temos a preocupação que os detentos possam ficar escondidos atrás da coluna da guarita e surpreender a sentinela, visto que o portão fica o tempo todo aberto e trocamos os turnos.”, relatou a fonte.

A situação de insegurança do sistema prisional foi tema de matérias da Folha ao longo dos últimos meses e segundo informações recebidas pela FolhaWeb até o fechamento desta matéria, a escada ainda não foi retirada do local de fuga.

OUTRO LADO – A equipe FolhaWeb entrou em contato com o Governo do Estado que negou por meio de nota a tentativa de fuga na Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo). Segundo a Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) foi realizada uma intervenção no local com o objetivo de localizar túneis e outros acessos não permitidos.

“Na ocasião, foram encontradas pela equipe de plantão escadas artesanais. Portanto, não ocorreu tentativa de fuga e não procede essa informação de que foi facilitada pela Ala 12. Essa Ala inclusive encontra-se desativada e o acesso é mantido fechado” disse a notsa.

A Sejuc informou ainda que agentes penitenciários e policiais militares fazem guarda diuturnamente, 24 horas por dia, para manter a ordem e segurança de todos.