Polícia

Preso enforcado pode ter sido morto por facção rival

Segundo informações preliminares, o crime aconteceu após ‘julgamento’ do preso, que supostamente pertencia à facção rival que impera na Pamc

Mais um preso foi encontrado morto dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) que fica na zona rural do município. Outros detentos chamaram os agentes penitenciários e a Polícia Militar para dizer que tinham encontrado o cadáver pendurado em uma corda, dentro de uma ala que fica na área do “Cadeião”, destinada a presidiários do regime fechado.

Conforme as informações preliminares, o cadáver está na antiga Ala 12, que foi desativada há algum tempo. Uma fonte da Folha garantiu que atualmente não há delimitação para os presos da Pamc, de modo que eles estão transitando livremente pelas dependências da Prisão. “Semana passada foi divulgada uma foto na qual os presos ficam todos soltos, não tem como dizer quem fica nas alas X ou Y”, explicou.

O secretário-adjunto da Sejuc, coronel Fabiano Peres, confirmou as informações de que o detento foi encontrado na condição de enforcado, mas não deu detalhes. Agentes da Delegacia-Geral de Homicídios (DGH), a Perícia Criminalística e o rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML) foram ao local do crime para realizar os procedimentos legais. Ao fim da perícia, o corpo foi removido para a sede do IML, onde será submetido a exame de necropsia na manhã dessa quarta-feira, dia 26.

Um agente penitenciário relatou que a vítima foi ‘julgada’ pelo tribunal do crime e na segunda-feira, dia 24, foi sentenciado à morte por ser de uma facção rival à predominante na Pamc, sendo essa a motivação do homicídio. As investigações serão realizadas pela DGH, com o objetivo de esclarecer a autoria. Os envolvidos deverão ser penalizados pela Lei de Execuções Penais (LEP).

SEJUC – Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania informou que já adotou as medidas em relação ao corpo encontrado na noite dessa terça-feira, dentro da Pamc e que as circunstâncias da morte serão investigadas. (J.B)