Política

Prefeitura apresenta Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da SMAI (Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas), finalizou a proposta do PMDA (Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio), e apresentou para os produtores do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I, Truaru. 

Os agricultores familiares receberam dos técnicos da SMAI o prospecto contendo as informações sobre os pré-requisitos necessários para a inscrição. O objetivo do PMDA é articular alternativas de crédito com as instituições públicas e privadas, financeiras e ligadas ao agronegócio e, além disso, oferecer conhecimento e assistência técnica para os produtores.

O projeto está sendo implantado em Boa Vista, otimizando os custos operacionais, acesso ao crédito agrícola, posicionamento geográfico e, principalmente, agregando valor à produção e aos imóveis aptos à agricultura tecnificada.

O presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais em Regime Familiar do PA Nova Amazônia I, Francisco Teixeira de Lima, destacou que a proposta contempla justamente o que a agricultura familiar precisa, a formação e tecnologia corretas. “O agricultor necessita de apoio desde o processo inicial que é o preparo do solo até a colheita. Com o PMDA, poderemos resolver um dos principais entraves para o desenvolvimento, ou seja, a falta dos equipamentos agrícolas. Agora vamos trabalhar em conjunto para mudar essa realidade e produzir muito mais”, comentou.

O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, destacou que o plano está sendo implementado depois de um estudo detalhado que identificou as carências que precisavam de apoio na área rural do município e estratégias de como essas melhorias seriam levadas ao campo para estes agricultores.

“O plano está pronto para atender aos produtores com o objetivo de produzir mais e mantê-los presentes no campo. Nós preparamos tudo para que os produtores se adéquem à proposta e possam obter resultados positivos, com o investimento correto e as ações corretas isso será concretizado”, explicou.