Cotidiano

Prédio será entregue até o fim do mês

As obras são para recuperar os estragos na estrutura do prédio, causados pelos adolescentes durante conflitos entre eles e tentativas de fugas, ocorridos no último mês de agosto.

As obras de recuperação do Bloco A do CSE (Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho) já foram finalizadas.

A previsão é que até o final deste mês de outubro, a reforma dos alojamentos do Bloco B seja concluída e a estrutura estará pronta para receber os socioeducandos.

Os trabalhos são realizados por meio de contrato de manutenção da Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social), Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), com acompanhamento da Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura).

As obras são para recuperar os estragos na estrutura do prédio, causados pelos adolescentes durante conflitos entre eles e tentativas de fugas, ocorridos no último mês de agosto.

Após as brigas e investidas de evasão, alguns socioeducandos foram transferidos, com autorização judicial, para o prédio da Escola 31 de Março e posteriormente para o CPC (Comando de Policiamento da Capital), onde estão alojados, aguardando o término das obras para retornar ao CSE.

Conforme o secretário-adjunto de Infraestrutura, Gregório Almeida, os serviços no Bloco A estão quase finalizados.

“Foi feito reforço estrutural com concreto armado nas paredes externas, tipo envelopamento; recuperação da parte elétrica, hidráulica e sanitária; além de pintura”, disse. Ele ressalta que as instalações hidráulicas foram feitas com acesso externo, para evitar depredações.

Ainda de acordo com Gregório Almeida, o mesmo trabalho está sendo executado no Bloco B. Ele explica que as camas também passaram por manutenção.

“Foram retiradas as ferragens, porque os socioeducandos as tiravam para transformar em armas. Agora a estrutura foi feita com concreto maciço”.

Com o término da recuperação nos blocos A e B, na etapa seguinte, será feita a restauração no bloco da Administração. “A previsão de conclusão do Bloco B é até o final de outubro. Então, começaremos a trabalhar na parte da Administração”, afirmou.

Ele esclareceu que, por ser um contrato de manutenção, os serviços são feitos por etapa. “Queremos concluir a parte de alojamento até o fim deste mês, para deixar os socioeducandos em local seguro. Até o fim do ano, devemos concluir toda a reforma da estrutura física do CSE”, concluiu o secretário-adjunto de Infraestrutura.