Cotidiano

Prazo para saque de pessoas com menos de 60 anos encerrou ontem

Agências tiveram bastante movimento até as 17h para pessoas que ainda não tinham feito o saque do benefício

As agências da Caixa Econômica Federal abriram uma hora mais cedo na manhã de ontem, 28, para atendimento das pessoas com menos de 60 anos realizarem o saque do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

O prazo para saque foi encerrado ontem e, a partir da próxima segunda-feira, as modalidades para retirada do benefício voltarão conforme as antigas regras previstas em lei.

Em Roraima, de acordo com a gerência regional, cerca de três mil pessoas ainda não tinham realizado o saque do benefício até a data prevista. A zeladora Luzia Araújo foi uma das cotistas que deixou para solicitar informações e fazer o saque na última hora.

“Ainda estou atrás de saber se tenho direito, mas se tiver eu pretendo renovar minha casa, ajudar minhas filhas e guardar um pouco para alguma emergência”, relatou.

Quem não fez o saque, não terá o dinheiro retraído pelo banco, mas só poderá ter acesso ao benefício quando completar 60 anos ou se aposentar, além de invalidez, morte do cotista (que poderá ser sacado pelo herdeiro) e doenças crônicas graves.

“Nós ainda não temos o quantitativo de pessoas que deixaram de sacar, mas acreditamos que se aproxima de poucas centenas porque muita gente procurou para fazer o saque, a procura foi significativa”, relatou o gerente regional Kemilson Cavalcante. 

A regra antiga determina também que os trabalhadores de 1961 até 1988 têm esse direito automaticamente. Caso não se enquadre nesse perfil, é preciso aguardar para que seja enquadrado nas diretrizes da Caixa.

O valor dos servidores roraimenses que ainda não tinham realizado o saque somava em torno de R$ 5 milhões, possibilitando a oportunidade de movimentar a economia local. 

O gerente regional tranquilizou a população que preferiu deixar para depois ou esqueceu de fazer o saque informando que não perderá o dinheiro e, quando completar os requisitos básicos das regras, o dinheiro estará guardado. Para a encarregada de limpeza, Juciene Miranda, o PIS veio em bom momento.

“O atendimento demorou, mas vai ser um jeito de eu pagar as minhas contas, é o meu plano”, revelou. (A.P.L)