Cotidiano

Prato do roraimense é rico em frutas e legumes produzidos no Estado

Mesmo no período da chuva, produção de banana, de batata e abacaxi continua a todo vapor

Na Feira do Produtor, situada no bairro São Vicente, é possível encontrar uma grande variedade de frutas e legumes que são produzidos em Roraima. Por ser período de inverno, produtos como melancia, maracujá, laranja e limão estão com estoques baixos, com previsão de maiores safras a partir de outubro. Entretanto, a produção de banana, batata e abacaxi continua a todo vapor.

Os feirantes destacam que, no geral, existe uma melhor qualidade nas frutas e legumes produzidas no estado, por serem produtos de uma agricultura mais simples, com menos agrotóxicos e menos processos tecnológicos em sua cultivação. A proximidade facilita o transporte dos produtos.

A feirante Francisca Fernandes contou que tem um vínculo com produtores de banana da terra na região da vila Samaúma, em Mucajaí, desde 2009. Ela explicou que a produção é de ótima qualidade e que muitas vezes chega a exportar carregamentos para o Amazonas. “Lá na vila Samaúma, eu tenho um vínculo com os produtores de banana. Eles me cedem o terreno e a mão de obra, enquanto eu ajudo com materiais, venenos e o transporte. Quando vou lá, costumo ir com dois caminhões para trazer a mercadoria de volta. Às vezes, é necessário um dos caminhões voltar para lá e trazer outra remessa”, comemorou.

Apesar do sucesso que Francisca faz com as bananas da terra, ela afirmou que toda essa produção tem alguns problemas. Casos de incêndios no período de estiagem, interdição de rodovias por pontes quebradas e enchentes são alguns dos desafios enfrentados por Francisca para conseguir levar a banana à mesa do roraimense.

“Em fevereiro, houve queimadas que acabaram prejudicando a produção. Além disso, a ponte da vila Samaúma caiu por causa de um dos meus caminhões de banana. Por isso, desde então, estamos tentando contornar trazendo de outros estados. Mas não é a mesma coisa, pois as bananas daqui são de ótima qualidade e no transporte ficam bem mais preservadas. Agora que a ponte voltou, a tendência é que a produção só aumente”, afirmou.

Outro lugar onde a produção de banana é constante é na vila Apiaú, em Mucajaí. Ao longo dos últimos meses, o feirante Manuel Batista da Silva, de 75 anos, esperou pela nova safra da região.“Acabou de chegar um carregamento da vila Apiaú, perto da vicinal 11. É de lá que vem o maior número de bananas. Nos últimos cinco a seis meses, estávamos esperando essas bananas crescerem. E vale a pena, pois a qualidade é muito melhor. Daqui a uns 60 dias, boa parte das bananas daqui serão as de lá”, frisou.

O vendedor Piauí da Feira, que trabalha com venda de frutas e legumes em Roraima há 10 anos, contou que as batatas da região do Água Boa são as mais lucrativas. “Eu já cheguei a vender 14 mil quilos de batata para redes de supermercados. E é tudo daqui do estado. É meu principal produto, pois ele dá o ano inteiro, sei que ele é bom e me garante um dinheiro mais rápido comparado com outros produtos”, explicou.

Além das batatas, Piauí também vende cocos secos e pepinos de Iracema e maracujá do Bonfim. “Na época de inverno, são produtos que estão mais escassos. O maracujá mesmo já está nas últimas. Já garanti um bom estoque dos pepinos, pois sei que eles também vendem bem”, complementou. 

O feirante Wanderson Oliveira Duarte, que vende abacaxis cultivados na região da Serra Grande I e II, no Cantá, conta que ainda falta mais atenção por parte do poder público em relação aos produtores do estado, que enfrentam diversas adversidades para manterem suas produções sem qualquer forma de incentivo.

“Os abacaxis de Manaus às vezes são melhores e mais baratos do que os daqui, mas isso ocorre por um motivo simples. Lá tem muita compra por parte do Governo do Amazonas, há muito incentivo governamental para que haja mais produção, o que funciona. Lá tem muitos lugares onde são realizadas plantações de abacaxi. Aqui só tem umas duas ou três regiões no máximo”, afirmou. (P.B)

PA Nova Amazônia é polo da melancia

Quinze agricultores familiares do Projeto de Assentamento Nova Amazônia se preparam para iniciar os trabalhos de cultivo de melancia. A proposta inclui o maquinário e implementos cautelados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas para a associação do grupo, que a partir de agora constitui o Polo da Melancia. O investimento feito retornará para a associação para abertura de novas áreas ou reinvestimento nas próximas safras.

Desde a criação da Secretaria Municipal de Agricultura, vários projetos têm mudado as condições de agricultores familiares dos P.A. Nova Amazônia e Nova Amazônia I. Essas ações estão acontecendo por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), criado para oferecer condições seguras aos produtores com a aplicação de tecnologia moderna, de forma a garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras.

No momento, a Secretaria de Agricultura trabalha levando informações e orientações às comunidades indígenas, para que possam produzir melão, melancia, entre outros. Além de trabalhar com produtores do Bom Intento na produção de citrus. O apoio da Secretaria de Agricultura é com o preparo e com a análise de solo, identificando a exigência de nutrientes a ser incorporada para deixar o solo em condições ideais de plantio, além de oferecer assistência técnica aos produtores.

GOVERNO – A Folha entrou em contato com o Governo do Estado, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição. (P.B)