Cotidiano

Postos de saúde vão ficar abertos até as 22 horas para vacinação

Em virtude da Campanha Nacional de Multivacinação, que começou na segunda-feira 11, a Prefeitura de Boa Vista abrirá as Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir desta quarta-feira até as 22h apenas para vacinação.

A medida, que atinge 19 unidades de forma rotativa, busca ampliar o alcance da atualização da Caderneta de Vacinação para todas as idades, com foco especial em crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação encerra no dia 22 de setembro.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, a medida visa beneficiar a população que não pode buscar atendimento para vacinação durante o dia. “A vacina é o meio mais eficaz para prevenção de doenças, a maioria delas já erradicadas em nosso país. É importante que a população que não tem tempo durante o dia procure uma das unidades para fazer a atualização dos seus cartões de vacina”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão.

Estão sendo ofertados à população mais de dez tipos de vacinas que previnem contra hepatite B, rotavírus humano, tríplice viral – tetra viral, pneumocócica 10-valente e outras vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

O vigilante Maurício Soares, 43, disse que, por conta do trabalho, nem sempre pode se direcionar a uma unidade de saúde. “Creio que a medida vai facilitar muito a vida dos trabalhadores que precisam desse atendimento. Muitos deles trabalham até as 18h e nesse horário não encontram os postos em funcionamento”, disse.

SERVIÇO – As Unidades Básicas de Saúde que terão atendimento rotativo até as 22h são: Santa Tereza (dia 13); Aygara Motta Pereira, no bairro Cidade Satélite (13); Prof. Mariano de Andrade, no bairro Caranã (dia 14); Délio Tupinambá, no bairro Nova Cidade (14); Caumé (14); Raiar do Sol (14); São Vicente (15); Dr. Dimitri R. Grandez, no bairro Alvorada (18); Dr. Sílvio Leite (18): Equatorial (18): Jorge André G. Vieira, Conjunto Cidadão (18); Cambará (19); Asa Branca (19); Olenka Macellaro, no bairro Caimbé (19); Buritis (20); Cinturão Verde (20); Pricumã (20); Lupércio L. Ferreira, no bairro Pintolândia (21); e Santa Luzia (21). (E.M)