Cotidiano

População denuncia uso indevido de galpão de beneficiadora de arroz

O galpão de propriedade do Governo do Estado localizado em Novo Paraíso, no Município de Caracaraí, Centro-Sul do Estado, que antes servia para atender coletivamente os moradores para o beneficiamento de arroz dos agricultores familiares, foi ocupado indevidamente por um morador da localidade. No terreno público, foi construído um supermercado, que utiliza as instalações do galpão para depósito de mercadorias.
Conforme os moradores, estaria sedo feitas modificações na estrutura do prédio para servir de residência. Eles encaminharam fotos que mostram a construção do supermercado no mesmo terreno onde antes funcionava o prédio que atendia a associação de moradores de Novo Paraíso.
“O que mais nos revolta é que os equipamentos que antes serviam à comunidade sumiram e ninguém dá nenhuma explicação sobre onde estão. Antes, todo o arroz que produzíamos era encaminhado para ser beneficiado neste local, que se encontra servindo a uma única pessoa para fins comerciais”, relatou um morador que preferiu anonimato.
Os produtores relataram que, quando estava em pleno funcionamento, o galpão de beneficiamento de arroz, gerenciado pela Secretaria Estadual de Agricultura, também abrigava parte da produção de milho que ficava estocada até ser comercializada. “Não podemos deixar que essa situação fique no esquecimento e os produtores fiquem desassistidos. Sem contar nos equipamentos, que foram adquiridos com recursos estaduais para atender exclusivamente os produtores e simplesmente sumam sem que seja esclarecido o que de fato ocorreu, se foram remanejados para outra localidade ou se estão guardados em outro local”, disse outro morador.
SEAPA – Em nota, a Secretaria de Comunicação do Governo DO Estado informou que a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não recebeu nenhuma denúncia em relação ao uso indevido do prédio da Usina de Beneficiamento de Arroz no Novo Paraíso.
Afirmou que os funcionários da Seapa estão fazendo um levantamento de todos os bens públicos da secretaria para verificar o quantitativo dos maquinários. Logo após a conclusão desse trabalho, os equipamentos vão receber o destino adequado para que sejam utilizados de maneira que favoreça toda a população.
“Para evitar o mau uso dos bens públicos, a secretaria está disponível para receber e averiguar todas as denúncias formalizadas diretamente na sede da Seapa, localizada na avenida Penha Brasil, no bairro São Francisco”, frisou a nota.