Cotidiano

Ponte sobre o Rio Cauamé será duplicada

Com objetivo de melhorar o tráfego no entorno das ruas e avenidas de Boa Vista, a Prefeitura de Boa Vista anunciou projetos de obras de infraestrutura que devem contemplar as avenidas Brasil (BR-174 Sul), Venezuela e João Alencar (BR-174 Norte), até a ponte sobre o Rio Cauamé. O anúncio foi feito pela prefeita Teresa Surita na manhã de ontem, 14.

As três frentes de trabalho envolvem obras estruturantes que visam melhorar a trafegabilidade, pavimentar as vias e facilitar o acesso de pedestres, ciclistas e condutores de veículos. Será firmado um convênio entre a Prefeitura de Boa Vista e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), com aval do Ministério dos Transportes. O Dnit vai acompanhar todo o processo, desde a licitação até a conclusão das obras.

As obras serão divididas em três lotes. O primeiro envolve melhorias no trecho urbano da Avenida Brasil (BR-174 Sul), compreendido em 6,5 quilômetros de extensão, do contorno oeste ao Mercado Atacadão. A obra visa a implantação de marginais pavimentadas, calçadas, drenagem, passarelas para os pedestres e iluminação.

Outra frente da obra envolve a duplicação da Avenida Venezuela e interligação com a Avenida João Alencar (BR-174 Norte). Serão 4,8 quilômetros de extensão compreendidos até a ponte sobre o Rio Cauamé. Com isso, o acesso a locais como Pátio Roraima Shopping, Base Aérea e a rodovia poderá acontecer sem que seja necessária a conversão pela Avenida Yeyê Coelho. O trecho duplicado vai contar com canteiro central, calçada e ciclovia.

Além disso, o projeto inclui a implantação de um “mergulhão” onde atualmente está o semáforo do Ibama. Com isso, quem seguir pela Avenida Venezuela, sentido João Alencar, vai passar por baixo de uma via que vai interligar as avenidas Carlos Pereira de Melo com Brigadeiro Eduardo Gomes. O trabalho na Avenida João Alencar envolve a duplicação da ponte sobre o Rio Cauamé, aumentando assim a capacidade de trafegabilidade na região, que é a porta de entrada da Capital, de quem vem da BR-174, Norte, sentido Pacaraima.

Na avaliação da prefeita Teresa Surita, as obras vão promover mais desenvolvimento e melhorar o tráfego na cidade. “Queremos, como sempre, melhorar a qualidade de vida e isso só é possível com boa locomoção e acessibilidade e, para isso, é preciso uma boa infraestrutura”, afirmou.