Polícia

Policias do AM e RR prendem foragidos de alta periculosidade

Uma ação conjunta desencadeada pelas equipes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), policiais militares do Departamento de Informação e Inteligência da Polícia Militar de Roraima e Delegacia Especializada em Roubos Furtos e Defraudacões (DERFD) da Polícia Civil do Amazonas culminou na prisão de dois foragidos do Estado de Roraima. Eles são considerados indivíduos de alta periculosidade e foram presos no estado vizinho, na manhã de ontem, 06.

As equipes foram para Manaus (AM) há alguns dias, onde se uniram com agentes da DERFD e passaram a investigar os possíveis locais onde os foragidos estariam escondidos no Amazonas.

O primeiro a ser preso foi Maxuwel Castelo Branco, 23 anos, conhecido vulgarmente como “Feijão”, que havia fugido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista, no dia 12 de novembro do ano passado. Ele cumpria pena por roubo e processo por Homicídio. “Ele estava no Amazonas para praticar crimes a mando de uma organização criminosa. A prisão ocorreu no bairro Nossa Senhora de Fátima, zona Leste da Capital amazonense”, explicou a Dicap.

A segunda prisão foi de Walteirto de Almeida Silva, 49 anos, vulgo “Goiano”, condenado pela prática de um triplo homicídio, ocorrido no ano de 1999, no Estado de Goiás, em que teve como vitimas Jackeline Oliveira Bueno, Lílian Resende Mendanha e Jaime Souza de Moura. Conforme a sentença condenatória, ele deve cumprir pena de 39 anos de prisão pela participação nos crimes.

Depois da cachina ele fugiu de Goiás e, desde então, estava sendo procurado pela Justiça. No dia 28 de maio de 2010, foi preso em Roraima em cumprimento a mandado de prisão da Justiça Goiana, relativa ao caso, porém fugiu da Pamc no dia 16 de setembro de 2010, pouco mais de três meses depois de dar entrada na unidade prisional.

Durante a investigação, as equipes descobriram que, após fugir de Roraima, Walteirto estabeleceu residência no Amazonas, onde trabalhava como moto-taxista, levando uma vida normal. A prisão ocorreu no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. “Durante a abordagem, na tentativa de evitar a prisão, o acusado jogou o veículo contra os policiais, além de bater na viatura e em dois outros veículos, iniciando um acompanhamento que findou após as equipes conseguirem estourar um dos pneus do carro do foragido”, informou a polícia.

Eles devem ser transferidos para Boa Vista, onde o procedimento policial será realizado antes de retornarem ao sistema penitenciário. Eles possivelmente terão regressão da pena, conforme a Lei de Execuções Penais (LEP) que prevê sanções para fugitivos de unidades prisionais. (J.B)