Cotidiano

Pneu de caminhão é usado para sinalizar buraco na Ene Garcez

Ninguém sabe quem colocou o pneu na avenida nem há quanto tempo, mas sinalização chama a atenção de quem passa pela avenida

O período de inverno em Boa Vista já trouxe diversos problemas aos moradores. E nem os bairros centrais estão livres destas situações. Uma das principais avenidas da cidade, a Capitão Ene Garcez, está esburacada em frente ao Ginásio Totozão. Para sinalizar os problemas causados pelas chuvas, os boa-vistenses estão sempre inovando. São galhadas, entulho. Mas dessa vez um pneu de caminhão chama a atenção de quem passa no local. 

Um dos motoristas que passava enquanto a equipe de reportagem estava no local afirmou que a cidade está toda cheia de buracos e acredita que o pneu serve para evitar acidentes. “Como aqui é um local central da cidade e muitas pessoas passam por aqui, colocaram isso para ajudar os motoristas a visualizarem o problema. Mas a cidade toda está assim, só não caí neste buraco ainda porque ando devagar e sempre consigo desviar”, afirmou.

Já um pedestre venezuelano disse que esta situação é um perigo. “Já aconteceu na Venezuela de um buraco causar um acidente. Um motorista que trafegava caiu no buraco, perdeu o controle e acabou morrendo, então esses buracos causam insegurança aos motoristas que podem vir a sofrer acidentes ocasionados por algo que pode ser resolvido”, comentou.

Fernando Tawan, educador físico que se exercitava no local, contou à equipe da Folha que o pneu e as galhadas no local chamaram a atenção dele. “Para falar a verdade, eu nem sabia que ali havia um buraco, mas vi o pneu e as galhadas e me chamou a atenção. Fiquei prestando atenção na situação, percebi que poderia ser um buraco”, contou.

Tawan disse que não sabe há quanto tempo o buraco está ali. “Eu acho que esses buracos assim são um desrespeito com o cidadão de Boa Vista, porque pagamos o IPVA, documentos dos carros justamente para ter ruas em boas condições e a gente não tem isso, somos cobrados e não temos um retorno positivo na maioria das vezes”, criticou.

A equipe da Folha não conseguiu apurar há quanto tempo o pneu está no local, mas quem passa por ali com frequência diz que o buraco apareceu há mais de um mês.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente informou que o local já está na programação de serviços da operação Tapa Buracos desta semana. Afirmou ainda que as equipes atendem diariamente as ruas mais prejudicadas pela ação do tempo e as solicitações da Central de Atendimento 156 da Prefeitura. (G.L)