Cotidiano

Pessoas escolhem malhar ao invés de descansar

Não teve feriadão prolongado para quem procura manter o foco e a disciplina na vida saudável

O feriado durará quase uma semana e a maioria das pessoas vai aproveitar para descansar, dormir até mais tarde e quebrar a rotina, mas nas academias as pessoas optaram por manter a rotina. Não teve feriadão prolongado para quem procura manter o foco e a disciplina de uma vida saudável.

Em uma academia, localizada no bairro São Francisco, o relógio ainda não marcava nem 7h e a comerciante Odete Benício já estava a todo vapor cumprindo seu treinamento matinal. “Faz quatro anos que venho quase todos os dias porque antes eu vinha e depois de um tempo desistia, não era meu forte, mas agora estou aqui quase todos os dias”, disse.

A comerciante confessou que ter ânimo para ir à academia nunca vem de imediato, mas que quando chega à academia seu humor se transforma pelo restante do dia e no dia que não pode ir ela sente que fica impaciente, com um uma sensação de peso.

“Eu comecei a academia para me sentir melhor comigo mesma, a questão da autoestima, quando eu venho me sinto muito bem, tenho até mais paciência, no dia em que não venho eu fico incomodada, como se me faltasse alguma coisa. Não irei vir todos os dias desse feriado prolongado, mas porque eu já não frequento no sábado e domingo, e ontem eu não vim e já fiquei incomodada, me sentindo pesada”, relatou Odete.

Há quem tenha escolhido ir academia durante o feriado por falta de opção, como o advogado, Wesley Diego, que iniciou a academia há quatro meses por problemas de saúde. “Estou aqui em um feriado porque não tinha nada para fazer e resolvi vir pra cá”.

Assim como há quem mantém o treinamento porque acredita que feriados não devem interferir na rotina habitual, é o caso do servidor público, Reinaldo Borges, que iniciou a academia a mais de uma década visando os benefícios que teria ao longo dos anos.

“Eu comecei há mais de dez anos e os principais motivos foram a estética e a saúde porque hoje temos uma maior longevidade e eu já estava pensando em manter uma boa saúde ao longo da vida para desempenhar tudo o que for necessário”, contou o servidor público.

Entre as pessoas que malham por saúde, estética e lazer, encontramos um atleta que está em fase de preparação para representar o Brasil em uma competição internacional no Peru. Erick Vinicius entrou em uma academia aos 16 anos, influenciado por Arnold Schwarzenegger, e aos 19 anos já estava participando de competições de fisiculturismo.

“O atleta de fisiculturismo, ou qualquer esporte de alto rendimento e que leve a sério, não tem essa questão de ser feriado prolongado ou fim de semana, geralmente temos um dia só por semana para descansar e em período de competição não temos folga, treinamos todos os dias”, disse Erick Vinicius.

Para lidar com a demanda de pessoas que não dispensam o treino nem mesmo durante o feriadão, as academias precisam se programar para ajustar os horários, quadro de funcionários e cálculo de gastos. O instrutor, João de Farias, disse que o feriado para academia foi somente na quinta-feira, 15, e que mesmo assim ainda abriram durante a tarde, mas o movimento acaba sendo menor que o normal.

Mesmo que o preço de uma academia seja uma taxa mensal e não diária, os feriados acabam impactando. Não porque os clientes ganhem redução nos valores, mas sim porque os donos precisam pagar uma diária à parte para os funcionários. (F. A.)