Cotidiano

Pesquisa revela que cresce número de endividados no Estado

Segundo dados elaborados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no mês de novembro 72,2% das famílias roraimenses possuíam algum tipo de dívida

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no mês de novembro 72,2% das famílias roraimenses possuíam algum tipo de dívida. Este já é o segundo mês seguido que aumenta o número de endividados no Estado.

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Em relação ao mesmo período do ano passado o percentual de famílias endividadas caiu em Roraima, saindo de 83% para 72,2%, contudo houve um aumento muito expressivo naquelas famílias que se consideravam muito endividadas, saltando de 2,1% em 2017 para 15,5% neste ano.

Em números absolutos existem 65.710 famílias endividadas em Roraima, e deste total 34.931 famílias possuem alguma conta em atraso, totalizando 38,4% das famílias roraimenses. Em média as contas destas famílias estão atrasadas a 52 dias, e a parcela da dívida mensal compromete 41% da renda familiar.

Do total de endividados 2,9% disseram que não terão condições de pagar nenhuma de suas dívidas, esse percentual é ainda mais elevado para aqueles que possuem renda familiar acima de 10 salários mínimos (R$ 9.540,00), onde 23,8% alegaram que não conseguirão pagar suas dívidas.

Dentre os tipos de dívida, 85% das famílias tem dívidas com cartão de crédito; 63% com carnê de lojas; 11% com financiamento de carro; 4% com crédito pessoal; e 4% com financiamento de casa.

Sobre a pesquisa: A CNC entrevistou 500 consumidores em potencial, residentes no município de Boa Vista, com idade superior a 18 anos. Para fixar a precisão do tamanho da amostra, admitiu-se que 95% das estimativas poderiam diferir do valor populacional desconhecido p por no máximo 3,5%, isto é, o valor absoluto d(erro amostral) assumiria no máximo valor igual a 0,035 sob o nível de confiança de 95%, para uma população constituída de consumidores em potencial.

 Fonte: Fecomércio/RR