Saúde e Bem-estar

Percentual de homens com diabetes cresce em Boa Vista

Entre 2010 e 2016, o diabetes já vitimou 789 pessoas em Roraima

O percentual de homens de Boa Vista que apresentaram diagnóstico médico de diabetes triplicou entre os anos de 2006 e 2017. Os dados, da Pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), apontam que há 11 anos, o percentual de homens na Capital, que tinham sido diagnosticados com a doença era de 2,9%, agora o índice passou para 9%.


Para os que já têm diagnóstico de diabetes, o SUS (Sistema Único de Saúde) deve disponibilizar gratuitamente atenção integral, desenvolvendo ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso, inclusive com insulinas.


O programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do Ministério da Saúde, também distribui medicamentos gratuitos, entre eles o cloridrato de metformina, glibenclamida e insulinas.


Entre 2010 e 2016, o diabetes já vitimou 789 pessoas em Roraima. Conforme o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), o número teve alta de 60,2% no período: foram 88 mortes, em 2010, e 141 em 2016. O diabetes é responsável por complicações, como a doença cardiovascular, a diálise por insuficiência renal crônica e as cirurgias para amputações dos membros inferiores.