Cultura

Pediatra indica deixar eletrônicos de lado e exercer atividades recreativas com os filhos

Segundo a especialista, é importante que os pais possam programar o tempo com os filhos, a fim de obterem uma ótima qualidade de tempo de convivência

O período de férias é perfeito para fortalecer as relações familiares, pela maior permanência das crianças em casa até o retorno das atividades escolares. Nesse momento, os pais podem planejar diversas atividades envolvendo toda a família, fortalecendo os vínculos de cuidado e respeito e estreitando a convivência entre pais e filhos.

De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, é importante que os pais possam programar o tempo com os filhos, a fim de obterem uma ótima qualidade de tempo de convivência.

“O indicado é que as prioridades sejam atividades desenvolvidas em conjunto. E nesse sentido, os equipamentos eletrônicos, TV, celulares, devem ser deixados de lado, e a atenção deve ser exclusiva para esse momento”, explica a médica.

Segundo ela, as atividades em conjunto com os pais, faz com que as crianças se sintam valorizadas e incluídas nas atividades familiares. “Essas pequenas atividades em apoio dos pais faz com que os pequenos apresentem um melhor desempenho na escola, desenvolvam relações sociais com mais facilidade e se tornem mais maduras emocionalmente”, relata a médica.

Entre os benefícios das atividades e brincadeiras planejadas pelos pais, estão, principalmente, os valores como inclusão, autoestima e autonomia. “Tudo isso acaba sendo fortalecido quando a presença e opinião das crianças são valorizadas pelos seus pais”, reforça.

Dentro desse contexto, os pais podem programar diversas atividades a serem desenvolvidas conjuntamente, entre elas, brincadeiras ao ar livre, em praças ou quintais, leitura e interpretação de histórias, construção de brinquedos artesanais, pintura, colagem, entre outros.

“As crianças podem ser incentivadas a cuidar dos animais domésticos e plantas domésticas, sempre sob a supervisão dos pais. Outra ideia é realizar receitas culinárias simples para o lanche da família. As atividades devem ser planejadas de acordo com a idade e capacidade de cada criança, permitindo que ela seja capaz de desenvolver a atividade e possa ser estimulada a participar e aprender no núcleo familiar”, relata.

Há sempre uma preocupação com a prevenção de acidentes, portanto, a presença de adulto responsável é essencial. “No caso de viagens, é importante planejar sobre os locais que serão visitados, para programar os passeios adequados para cada idade. Levar sempre o Cartão Vacinal e receitas médicas das medicações mais freqüentes, e sempre contar com a presença dos pais”, finaliza a médica.