Cotidiano

Palestras visam alertar para abuso e exploração sexual

Evento faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Uma palestra realizada na manhã de ontem, 15, aos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Barão de Parima, no bairro Calungá, no Centro, deu início a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. O objetivo é abordar, com uma linguagem direcionada aos jovens, a tipificação das violências, seja física, psicológica, abuso, exploração ou tráfico.

Até o final da semana, a Divisão de Ações e Média Complexidade (Damc) da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) vai realizar ações de panfletagem e palestras em outras escolas. O foco das ações é voltado ao público jovem, a fim de que se sinta confiante a conversar sobre qualquer possível problema, seja com os palestrantes, professores ou a própria família.

As palestras contidas na programação são realizadas continuamente, tendo em vista o papel de mobilizar a sociedade, capacitar profissionais e orientar a população, executada pela Coordenação Estadual dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a Damc. Com a proximidade do dia nacional, no entanto, o serviço é intensificado por meio da divulgação em meios de comunicação e panfletagens.

Para a coordenadora da Damc, Shyra Coelho, Roraima sempre foi e será considerado um Estado de risco em relação aos crimes. “Os casos tendem a aumentar. Não por serem casos estrondosos, mas pelo trabalho desenvolvido pela rede de proteção. Geralmente as violências acontecem dentro de casa, então a regra do silêncio é uma realidade”, disse. Ela contou que, por meio das ações, as pessoas criam confiança para denunciar.

Além da capital, a Coordenação Estadual dos Creas tem o papel de supervisionar o que os demais municípios do Estado executam em relação ao combate ao abuso e da exploração sexual junto ao público infanto-juvenil. Atualmente, os 15 municípios possuem uma unidade do Creas, onde são oferecidos atendimentos psicossociais junto à família e à vítima, de forma individual.

Os alunos Jean Franco, de 15 anos, e Narson Senat, de 14 anos, contaram que já conheciam o assunto por meio da internet e filmes. Diferente dos meninos, a estudante Jocianny Silva, de 14 anos, desconhecia o assunto, mas considerou a palestra interessante. “Até pra abrir a mente das pessoas que podem estar numa situação de abuso ou exploração e não sabem”, apontou.

ORIENTAÇÃO – “A única orientação que a gente dá é denunciar”, destacou Shyra. No caso de qualquer suspeita em relação ao crime, a pessoa pode entrar em contato com o Conselho Tutelar, Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE), Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NPCA) e o 5º Distrito Policial, que funciona 24 horas por dia. Além disso, ela aconselhou que os familiares prestem atenção nas atitudes e mudanças de personalidade dos filhos, como agressividade, depressão e tendência ao suicídio.

PROGRAMAÇÃO – A próxima palestra será ministrada amanhã, 17, às 10h, na Escola Estadual 13 de Setembro. Na sexta-feira, 18, a programação encerra com uma panfletagem, às 9h, em pontos da avenida Mário Homem de Melo. (A.G.G)