Cotidiano

Pais têm até hoje para matricular filhos na Rede Estadual de Ensino

Os pais ou responsáveis que ainda não efetuaram a matrícula escolar dos filhos têm até hoje, 19, para buscar uma vaga na Rede Estadual de Ensino, disponíveis por meio da Central de Matrículas da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). A Central está funcionando na Escola Estadual Monteiro Lobato e os atendimentos são realizados das 8h às 17h.

Restam pouco mais de 3.500 vagas para as escolas da capital. Ao todo, foram ofertadas 5.088 vagas para estudantes da capital, divididas entre Ensino Fundamental II, Ensino Fundamental Correção de Fluxo, Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, Ensino Médio Integral e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Essas vagas são remanescentes do período de matrículas nas escolas, que ocorreu entre os dias 2 e 5 de janeiro. A Seed fez um levantamento das vagas restantes e criou a Central de Matrículas, para atender aos pais que não conseguiram uma vaga.

A maior procura tem sido por vagas no 6º ano do Ensino Fundamental II, tendo em vista que esses alunos são oriundos do Ensino Fundamental I, ofertado pelo município. De acordo com a secretária-adjunta de Educação, Maria Neuza de Lima, os pais podem ficar tranquilos quanto ao número de vagas para o 6º ano. “Temos vagas para suprir essa demanda. O que acontece é que às vezes a escola mais perto da casa do aluno já não possui mais vagas, enquanto que outras ainda possuem um número considerável. Estamos verificando cada caso, e solucionando a matrícula de cada um deles”, explicou.

Ela ressaltou ainda que, após o encerramento da Central de Matrículas, a secretaria irá entrar em contato com quem não conseguiu matricular o aluno “para que os mesmos possam efetivar a matrícula na escola mais próxima de casa”.

VAGAS – As escolas com maior número de vagas disponíveis para o 6º ano são: Escola Buritis, Escola Antônio Ferreira de Souza, Escola Caranã, Escola Hidelbrando Ferro Bittencourt e Escola Penha Brasil. A Escola Jesus Nazareno de Souza Cruz, no bairro Caranã, ainda conta com vagas para o 1º ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

Outras unidades que ainda possuem vagas são as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, entre elas estão: Escola Ana Libória, Escola Tancredo Neves, Escola Antônio Carlos Natalino e Escola Senador Hélio Campos.

DOCUMENTAÇÃO – Os pais ou responsáveis devem apresentar na Central de Matrículas apenas uma declaração comprovando a série que o filho irá cursar e documento pessoal com foto do pai ou responsável. Após o encaminhamento para a Escola, é que deverão ser apresentados todos os documentos do aluno.

Publicidade