Saúde e Bem-estar

Pais pedem ajuda para bebê com doença rara

Bebê de 9 meses foi diagnosticado com craniostenose, doença rara que deforma cabeça

O bebê Absaias Junior de nove meses foi diagnosticado com uma doença rara, a craniostenose, uma deformidade progressiva da cabeça que se dá pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas – articulações fibrosas que estabelecem ligações entre os ossos dessa região.

Rayanne de Lima Monteiro Santana, mãe de Absaias, contou que o diagnóstico veio há duas semanas e que seu filho precisa fazer cirurgia para colocar uma espécie de placa, no qual tem a função de aumentar a caixa craniana para o cérebro poder expandir. Segundo os médicos, o ideal é que o procedimento seja feito antes que o bebê chegue a um ano de idade.  

“No nosso Estado o SUS não cobre as despesas, estamos tentanto TFD para outros Estados que fazem o procedimento. Gostariamos de arrecadar fundos para além do tratamento, custear a ida do Pai. As consequências da falta de cirurgia, são varias: pode ficar com retardo mental, sem andar, cegueira e dentre outros” disse.

Os pais divulgaram uma conta para doações em qualquer valor, na Caixa Economica 0653013/00053638-8.

Craniostenose

 Suas causas podem estar associadas a fatores genéticos e às condições da gestação. O tratamento dos casos é exclusivamente cirúrgico. A criança não operada pode não atingir o máximo de inteligência que seria possível para seu cérebro, e em casos específicos apresentar alterações visuais por deformidade das órbitas. Por isso é tão importante seguir a recomendação e o planejamento cirúrgico do médico que acompanha o seu bebê o quanto antes.