Cotidiano

Pacientes com câncer protestam contra falta de medicamentos

De acordo com as manifestantes, os remédios anastraol e tamoxifeno, que deveriam ser disponibilizados na rede pública, estão em falta há pelo menos oito meses

Cerca de dez pacientes diagnosticadas com câncer realizaram um protesto em frente ao Hospital Geral de Roraima (HGR) na manhã de ontem, 30, para chamar a atenção das autoridades e reclamar da falta de dois dos principais medicamentos que atuam no combate da doença. A informação é que o anastraol e tamoxifeno, que deveriam ser disponibilizados na rede pública, estão em falta há pelo menos oito meses.

Nos cartazes, as manifestantes pediram por ‘ajuda aos pacientes oncológicos’, ‘socorro à saúde estadual’ e afirmaram que o Governo do Estado estaria ‘brincando com as suas vidas’, já que a falta de tratamento poderia complicar os sintomas da doença e resultar até em óbitos.

Outra reclamação dos manifestantes é que os pacientes que precisam de quimioterapia no Centro Oncológico de Roraima (Cecor) estariam sem realizar o tratamento e sem receber medicação há cerca de 15 dias.De acordo com a paciente Heloiza Nogueira, uma das líderes do movimento, a situação é revoltante. Ela afirma que o Estado não estaria pagando os fornecedores há mais de oito meses. “Devido a isso eles passaram a não fornecer mais a medicação aos pacientes”, frisou.

As manifestantes cobravam ainda que os salários dos funcionários terceirizados, que estão atrasados, sejam pagos.

OUTRO LADO – Com relação à aquisição de medicamentos, assim como informou no caso de atraso de fornecimento de remédios para os pacientes com lúpus em Roraima, o Governo do Estado ressaltou que está empenhado em dar andamento ao processo de licitação para a aquisição dos medicamentos.

“O processo de licitação tende a ser um pouco demorado, devido aos prazos que precisam ser cumpridos e que são regidos por leis, mas os medicamentos já estão sendo providenciados para o mais breve possível”, informou por meio de nota a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Ainda segundo a nota, os trâmites para o pagamento da empresa que realiza o tratamento de quimioterapia estão sendo finalizados para que o serviço possa ser restabelecido o mais rápido possível.”Como parte desse trabalho de regularização, na última sexta-feira, 27, foi creditado parte do pagamento na conta da empresa em questão”, explicou.

Sobre o pagamento das empresas terceirizadas que prestam serviços para as Unidades de Saúde do Estado, dentre elas, a que atua no Cecor, a Sesau informou ainda que está trabalhando para regularizar os débitos. (P.C.)