Política

Renato Silva afirma que madeireiros estão sofrendo perseguição

Em discurso na tribuna da Assembleia, parlamentar saiu em defesa dos madeireiros e criticou apreensões pela PF de madeiras legalizadas

As apreensões de madeiras legalizadas extraídas por madeireiras roraimenses, feitas pela Polícia Federal (PF) do Amazonas, foram duramente criticadas pelo deputado estadual Renato Silva (Republicanos/RR), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na sessão desta terça-feira, 03.

Segundo o parlamentar, o setor madeireiro e, principalmente, o município de Rorainópolis, estão sendo prejudicados pelo impedimento por parte da PF de escoar o produto por meio dos portos do Amazonas. “Hoje Rorainópolis e os municípios próximos, como Caroebe e Baliza, estão sofrendo muito porque estão sem economia própria. As madeireiras em situação legal, mesmo com todas as certidões para extrair, estão tendo sérias dificuldades para exportar a madeira”, afirmou.

No pronunciamento, Silva relatou que um delegado da Polícia Federal no Amazonas apreende a madeira legalizada sob justificativa de que as terras de Roraima pertencem à União. “As madeireiras legais estão tendo dificuldades, conseguem tirar as certidões, mas não conseguem exportar. Se não pode exportar madeira, não pode exportar soja, melancia e outros produtos, pois é a mesma terra”, enfatizou o deputado.

Silva destacou que o setor madeireiro é a economia mais forte em Rorainópolis, que gera emprego e renda à população. “A burocracia está acabando com tudo. Sabemos que a questão das terras é competência federal, mas precisamos com urgência transferir e dar condições para o povo de Roraima trabalhar. Temos que tirar o Estado da realidade do contracheque. Por que essa perseguição apenas com os madeireiros? “, questionou.