Política

Diretor-geral da ANP visita obras de usina em Roraima

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, esteve em Roraima nesta quinta-feira, 23, para visitar o andamento da construção da usina termelétrica de gás natural Jaguatirica II, localizada na região do Bom Intento, na zona rural de Boa Vista. A previsão é que a obra seja finalizada em junho de 2021.

A informação é que no momento, as obras estão em fase de estruturação das bases de edificação, com grandes perfurações, para o armazenamento do gás natural que vem do Campo do Azulão, no Amazonas. Promovida pela empresa Eneva após vencimento de leilão, a expectativa é que a usina gere até 133 megawatts de energia elétrica para Roraima. 

O diretor-geral da ANP ressaltou a importância da promoção da obra e que a atividade gerou 500 empregos até agora. Oddone também fez referência sobre o campo de gás natural que irá oferecer o combustível fóssil para Roraima.

“O Campo do Azulão, no Amazonas, descoberto pela Petrobras, passou vinte anos sem uso, mas agora será aproveitado para a produção de energia elétrica de qualidade”, assegurou.

O gerente de projetos da Techint Engenharia e Construção do Brasil, Thiago de Oliveira, informou que a fase de estruturação das bases de edificação será concluída ainda no primeiro semestre.

“Com a estrutura de base finalizada, no início do segundo semestre vamos seguir com a montagem dos equipamentos, que passarão por testes, para que até junho de 2021 a usina já esteja operando”, garantiu.

O representante da Eneva, Hilmar Henschel, comentou sobre novidades referentes aos equipamentos que serão usados na usina, com previsão de chegada para ainda este mês. 

“O governo de Roraima, por meio da Femarh [Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Renováveis], agilizou toda a parte de licenciamento ambiental. Agora estamos ansiosos com a chegada dos equipamentos, que vêm da Suécia e da China. A previsão é para o dia 26 de janeiro”, adiantou.

GOVERNO – Também presente na visita, o governador Antonio Denarium (sem partido) ressaltou que a implantação da usina representa um grande avanço para o Estado de Roraima, pois deve garantir segurança energética à população.

“Fico muito feliz em ver que as obras estão em pleno vapor e isso se deve também ao apoio do Governo, que não mediu esforços para facilitar o processo de liberação da documentação para a implantação da usina”, disse.

Denarium destacou ainda a importância da visita do diretor-geral da ANP e lembrou da mudança que a geração de energia elétrica de gás natural pode trazer para a economia do Estado.

“Essa visita mostra que estamos seguindo no caminho certo. Além da melhoria do fornecimento de energia, vemos a possibilidade de atrair novos investimentos para o Estado”, ressaltou.

JAGUATIRICA II – A empresa Eneva foi uma das vencedoras do Leilão para Suprimento a Boa Vista e Localidades Conectadas, realizado em 31 de maio do ano passado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

A companhia vai desenvolver em Roraima o projeto termelétrico Jaguatirica II, de e 132,3 MW, movido a gás natural, e abastecido com o gás produzido pela Eneva no campo de Azulão, no Amazonas. Com isso, a Eneva vai investir R$ 700 milhões na implantação da Usina Termelétrica de Gás Natural de Jaguatirica II, em Roraima.

O Contrato de Comercialização de Energia Elétrica e Potência nos Sistemas Isolados (CCESI) tem duração de 15 anos e a entrega da energia está prevista a partir de 28 de junho de 2021. Para a construção da usina, a companhia celebrou contrato de empreitada global, com empresa de engenharia e construção Techint.