Política

Comissão que investiga a energia em RR se reúne terça

A CPI da Roraima Energia investiga possíveis irregulares no alto valor da fatura, oscilações, interrupções e desabastecimento em todo o estado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Roraima Energia volta a se reunir nesta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa.

Segundo a presidente da CPI, deputada Betânia Almeida (PV), na reunião deverá ser definido o calendário de oitivas e os primeiros nomes que irão prestar depoimento à CPI da Roraima Energia.

A CPI foi criada no final de outubro, após requerimento apresentado a mesa diretora da ALE-RR. Além da deputada Betânia Almeida (PV), que presidente da CPI, a comissão é composta pelo deputado Gabriel Picanço (Republicanos), como vice-presidente, pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), que é a relatora, e mais deputados Eder Lourinho (PTC) e Evangelista Siqueira (PT) como membros.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) tem 90 dias para investigar possíveis irregulares no alto valor da fatura, oscilações, interrupções e desabastecimento em todo o estado, “Todos os dias nos deparamos com três perguntas que são feitas em todas as casas de Roraima, nos gabinetes e nas ruas: Por que todo mês aumenta a conta de energia em Roraima? Por que o estado mais pobre do Brasil tem a 8ª tarifa de energia mais cara do país? E qual é a solução para o problema energético de Roraima? Nós vamos encontrar as respostas e apresentar ao povo de Roraima. Dep. Betânia Almeida, Presidente da CPI da Roraima Energia.

Betânia disse que a comissão está empenhada e que não deixará a população sem uma resposta. “Mas queremos respostas convincentes. A Roraima energia diz que a população paga pelos ‘gatos’ de energia, mas que o País inteiro ajuda a manter tarifa de energia de Roraima. É essa matemática que o povo não entende, somos solidários na hora de pagar pelo ‘gato’, mas não merecemos uma tarifa menor mesmo sendo o estado mais pobre do Brasil?”, questiona a parlamentar.

“Roraima é vítima duas vezes. Não tem empresas e investidores por falta de energia e a população tem um dos piores serviços do país custando um dos preços mais alto do Brasil. Quem ver a conta de energia do roraimense vai dizer que 90% da nossa população é classe média alta”, afirmou a presidente da CPI.

A deputada Betânia destaca que a Comissão tem se dedicado, com apoio de uma equipe técnica, a entender a situação atual. Para isso tem recebido, da mesa diretora, apoio integral. “Especialmente o presidente da Casa [deputado Jalser Renier], que está muito preocupado com a situação”, observa.

A deputada pede paciência à população. “Trata-se de um assunto muito complexo que exige a tradução de uma linguagem técnica para termos mais próximos do nosso cotidiano e, com isso, fazer valor de juízo sobre os argumentos da empresa. Porque hoje, o que temos, é muita desconfiança sobre os argumentos apresentados pela Roraima Energia, tentando justificar as falhas constantes e os preços praticados”, justifica.

A parlamentar disse que se preciso pedirá a prorrogação do prazo para encerramento dos trabalhos, que devem ser suspensos no período de recesso. “No recesso vamos estudar mais o assunto e me comprometo, junto com os meus colegas de CPI, a apresentar um resultado que atenda às necessidades da nossa população”, finalizou.